Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano discute a implantação de curso de Engenharia Florestal com representantes do setor florestal do sul da Bahia
Atualizado em 29 de novembro de 2023 às 12h23 | Publicado em 29 de novembro de 2023 às 12h16
Compartilhe nas redes sociais:

Nesta terça-feira, 28, o reitor  Aécio José Araújo dos Passos Duarte se reuniu com representantes do setor florestal com atuação no extremo sul da Bahia, como a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e a Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia (Aspex), a Suzano e a Veracel para  apresentar o Projeto Político-pedagógico do Curso (PPC) superior em Engenharia Florestal. A reunião teve como objetivo discutir o PCC e adequá-lo às demandas do setor.

O reitor Aécio José Araújo dos Passos Duarte destacou que o IF Baiano tem uma história sólida com o curso Técnico em Floresta no campus de Teixeira de Freitas. “Além disso, temos uma excelente estrutura física, professores engenheiros florestais, agrônomos e demais profissionais de outras áreas com mestrado e doutorado que atuarão nos novos cursos”, explica.

Outro fator que pesa para a implantação do curso, é que, de acordo com o reitor, existe uma demanda grande pela verticalização do ensino de Floresta no sul da Bahia. “Essa reunião busca atender a nossa necessidade de adequação formativa. Precisamos que a sociedade nos informe quais profissionais o mercado está buscando para que nossa Instituição consiga trilhar o melhor caminho e possamos seguir juntos”, declarou.

De acordo com Rodney Alves Barbosa, assessor especial do reitor, a contribuição do setor privado é muito importante, pois são as empresas de base florestal que absorverão esses profissionais. “Precisamos que essas empresas participem e nos deem orientações e sugestões para que esse novo curso forme profissionais com as habilidades e as competências que de fato possam contribuir para que os egressos do curso de Engenharia Florestal sejam absorvidos no mercado da região e por outros estados também”, afirma o assessor, que vê a criação do curso como o início de uma verticalização que tende a crescer com especialização, mestrado e quem sabe um doutorado. 

O diretor geral do campus Teixeira de Freitas, João Botton, acrescentou que estão formatando dois novos cursos de bacharelado para 2024: Engenharia Florestal e Administração. “Esses cursos podem e vão conversar entre eles para formar futuros profissionais que contribuam com o desenvolvimento socioambiental da região. Por isso queremos ouvir as empresas para que os novos cursos sejam os mais eficientes possíveis”, disse.

O diretor executivo da  ABAF, Wilson Andrade, afirma que interessa à associação contribuir com o IF Baiano e voltar articular com outras instituições que formam engenheiros florestais. “Estamos lançando o Plano Bahia Florestal 2033, cujo objetivo principal é a atração de novos investimentos para ampliar e fortalecer a cadeia produtiva de florestas plantadas no estado e, com isso, vai também crescer a demanda de novos e mais qualificados profissionais para o setor”, conta.

Do IF Baiano, além do reitor, do assessor especial e do diretor do campus, estiveram na reunião a  pró-reitora de Ensino, Katia de Fatima Vilela; o diretor Executivo, Marcelito Trindade Almeida; a coordenadora geral de Graduação, Gabriela Belo da Silva; o diretor-geral substituto, Jonatas Santos; a diretora acadêmica do campus Teixeira de Freitas, Alexandra Bonfim; o presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso superior em Engenharia Florestal, Rogério Quinhones, e os demais membros do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia Florestal: Alana Araujo dos Santos, Ana Rosa Alves de Oliveira, Jalene Meira Moreira, Mardel Miranda Mendes Lopes, Marta Cristina Silva Carvalho, Nayara Silva Souza e Rodrigo Diego Quoos.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br