IF Baiano dialoga com comunidade de Itaberaba em Audiência Pública
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h39 | Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 12h08

Cursos técnicos em Agropecuária e Meio Ambiente serão ofertados ainda em 2017 no Campus Itaberaba.

A população de Itaberaba e região participou na última quarta-feira (15) de Audiência Pública realizada pelo Instituto Federal Baiano (IF Baiano) com o propósito de apresentar os cursos que serão ofertados no território Piemonte do Paraguaçu. A presença da comunidade foi massiva e lotou o auditório da Uneb, local de realização do evento. Autoridades e representantes de instituições locais  e de municípios vizinhos também marcaram presença, contribuindo com as discussões.

Da esquerda para direita, compondo a mesa de honra, Lizziane Batista (Diretora do Campus Itaberaba), Delka Azevedo (Assessora de Assuntos Especiais), Ricardo Mascarenhas (Prefeito de Itaberaba).

Compondo a mesa de honra: Lizziane Batista (Diretora do Campus Itaberaba), Delka Azevedo (Assessora de Assuntos Especiais, representando o Reitor do IF Baiano), Ricardo Mascarenhas (Prefeito de Itaberaba) e Maria da Glória Ferreira (Secretária de Educação).

Durante a audiência, foi apresentada a missão do Instituto e o estudo de demanda que serviu de base para a escolha dos cursos a serem disponibilizados pelo Campus Itaberaba. Atualmente, a unidade (que está funcionando provisoriamente no Colégio João XXIII) está ofertando cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), voltados para qualificação profissional de curta duração, e, ainda este ano, irá selecionar alunos para os cursos técnicos de nível médio em Agropecuária e Meio Ambiente, ambos na modalidade subsequente.

O público da plenária teve a oportunidade de expor questionamentos, comentários e sugestões sobre a chegada do IF Baiano na região. A revendedora Adriana de Oliveira concluiu um curso FIC de Fruticultura oferecido pelo campus. “Eu morei na fazenda e a gente tinha o produto lá, mas não sabia o que fazer. Então, com o curso, eu já tenho uma noção do que fazer e como fazer”.

Diretora Geral do Campus Itaberaba, Lizziane Batista, avaliou de forma positiva o resultado do encontro com a comunidade: “Estou muito satisfeita e feliz pelo apoio da comunidade itaberabense e de todo o território. O saldo que eu tiro daqui é super positivo. O IF Baiano Campus Itaberaba tem muito potencial, muita demanda e muito o que acrescentar pra essa comunidade”.

20170215_211601“O IF Baiano sempre foi um sonho nosso”, destacou o prefeito do município, Ricardo Mascarenhas, que reforçou o compromisso em apoiar a permanência dos estudantes no ambiente escolar: “A gestão pública está aberta para dialogar com a diretoria geral para que a gente promova uma mobilidade melhor para os estudantes. Sabemos que o IF Baiano fica na BA 052, estrada que vai para Ipirá, a poucos quilômetros daqui, porém hoje, com essa audiência pública, teremos um grande avanço, pois foram colocadas as dificuldades que a cidade tem e as dificuldades que os jovens terão para se mobilizar até o IF Baiano”.

Diversas entidades, como associações e sindicatos, estiveram representados na plenária. Adauto Lima, do Conselho Municipal de Educação, espera que, com a vinda do IF, as pesquisas “venham contribuir com a área de educação para desenvolver a cada dia mais o território”.

Campus Itaberaba

Com funcionamento autorizado em maio de 2016, o Campus Itaberaba faz parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Situado dentro do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu, o campus busca atender às demandas dos municípios localizados na região integrante do semiárido baiano, entre o Recôncavo e a Chapada Diamantina, cujas demandas dos Arranjos Produtivos Locais apontam para cursos nas áreas agrícola e frutícola.