IF Baiano debate política de diversidade e inclusão em reunião de Conselho de Dirigentes
Atualizado em 28 de julho de 2023 às 12h32 | Publicado em 28 de julho de 2023 às 12h32

Diretores e coordenadores se reuniram para tratar de pautas importantes e avançar na construção de uma instituição mais inclusiva.

A política de diversidade e inclusão foi um dos principais temas da 4ª reunião ordinária do CODIR realizada nesta quinta-feira, 27, no Centro de Referência Tancredo Neves, em Salvador. A comissão responsável pela revisão e reestruturação da política de diversidade e inclusão do IF Baiano apresentou a minuta com as propostas iniciais de alteração e a metodologia de trabalho, que inclui uma ampla divulgação para a efetiva participação da comunidade, com visitas aos campi, assim como à Reitoria. O objetivo é fomentar a discussão e a construção dessa política de forma colaborativa.

Além disso, os representantes dos núcleos tiveram um momento para expor as suas características e campos de atuação. Durante o evento, a comissão ressaltou a importância dos núcleos existentes e solicitou a criação de outros núcleos, a exemplo dos Geni, nos campi em que ainda não estão presentes.

Iara Colina, presidente da comissão encarregada da revisão e reestruturação da política de diversidade e inclusão do IF Baiano, expressou a importância do momento: “Hoje nós vivemos um momento que eu considero muito importante para o IF Baiano, porque com uma plateia de lideranças, num espaço de tomada de decisão, nós nos debruçamos sobre a política de diversidade e inclusão e a necessidade de sua atualização. A atual política do IF Baiano é de 2012 e hoje nós demos início a um processo de construção participativa desse novo documento, que visa que o instituto seja cada dia mais inclusivo, que tenha mais espaço para essas questões”.

A coordenadora de Políticas de Ações Afirmativas, Equidade e Diversidade (PAAED) do IF Baiano, Rafaela Magalhães, ressaltou a importância histórica do evento: “O dia de hoje na reunião do CODIR foi um dia histórico para o IF Baiano. Pois as políticas afirmativas, de equidade e diversidade foram centrais. Num CODIR que teve um caráter formativo e educativo, bem como, de compartilhamento de experiências. Vale ressaltar que todos/as servidores/as presentes se mostram sensibilizados, comprometidos e engajados em promover a política de diversidade e inclusão do IF Baiano”.

Após a reunião, o reitor Aécio José Passos Duarte, os pró-reitores, diretores gerais e diretores sistêmicos, participaram de um momento de sensibilização e vivências pertinentes ao Neabi, Napne, Geni e demais temáticas ligadas à diversidade.