IF Baiano cria Centro de Referência em Salvador
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h39 | Publicado em 3 de abril de 2017 às 12h53

Atividades serão realizadas no pavilhão de aulas Carlos Santana do Colégio Estadual da Bahia Central.

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) continua no caminho da expansão. Dessa vez, criando o seu primeiro centro de referência no Estado da Bahia: o Centro de Referência Dois de Julho. As atividades serão realizadas no pavilhão de aulas Carlos Santana do Colégio Estadual da Bahia (Colégio Central), localizado no bairro de Nazaré, em Salvador.

Vinculado a Reitoria do IF Baiano, o Centro de Referência Dois de Julho tem o propósito de desenvolver planos, programas e projetos relacionados à educação profissional e tecnológica. A implantação é fruto de parceria do IF Baiano com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Administração do Estado (SAEB), Secretaria da Educação (SEC) e Superintendência de Educação Profissional (SUPROF).

De acordo com o reitor do IF Baiano, Geovane Barbosa do Nascimento, está prevista a “oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional de curta duração, a exemplo dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos de pós-graduação (especialmente especializações), cursos EAD (Educação a Distância), entre outras possibilidades, numa região que concentra quase três milhões de habitantes”.

Pavilhão Carlos Santana, onde irá funcionar o Centro de Referência Dois Julho do IF Baiano.

“O Centro de Referência Dois de Julho, para além de ampliar a visibilidade do IF Baiano, é o primeiro passo para a criação de um Campus em Salvador”, aponta o Diretor Executivo do IF Baiano, Denilson Sodré. “O mais importante neste momento é atendermos às demandas de milhares de jovens e adultos que querem se qualificar e ter melhores oportunidades no mundo do trabalho”, acrescenta.

Sodré também destaca a facilidade de acesso que os futuros alunos atendidos pelo IF Baiano terão: “A localização do Centro de Referência Dois de Julho é privilegiada em termos de logística por estar no centro da cidade, próximo as principais estações rodoviárias e de uma estação de Metrô, facilitando o acesso da população”.

Oferta de cursos

O Centro de Referência inicia suas atividades ainda neste semestre, com a oferta do Curso Técnico de Nível Médio em Vendas, na modalidade Educação a Distância, na forma de articulação Subsequente ao Ensino, com seleção aberta para ingresso de alunos até 16 de abril.

Além disso, há previsão de oferta, ainda neste semestre, de cursos de qualificação profissional, ou cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), nas áreas de Modelagem de Ideia de Negócios, Marketing Pessoal e Postura Profissional no Mercado de Trabalho e, Gestão Estratégica de Negócios.