IF Baiano conduz seleção de Agentes Territoriais de Cultura na Bahia
Atualizado em 22 de maio de 2024 às 12h24 | Publicado em 22 de maio de 2024 às 12h24

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) será o responsável pela condução da seleção de 44 vagas para Agentes Territoriais de Cultura na Bahia, um projeto que visa qualificar os fazedores de cultura, que já atuam em seus territórios, para o desenvolvimento de ações culturais em suas comunidades e regiões. As inscrições são gratuitas, estão abertas até o dia 27 de maio e deverão ser realizadas, de forma online, através da plataforma Mapa da Cultura.

O edital para o processo seletivo de Agentes Territoriais de Cultura foi publicado pelo Ministério da Cultura (MinC), em colaboração com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que está representando os Institutos Federais da região Nordeste. A iniciativa faz parte da implementação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), que tem como objetivo promover a mobilização social, formação em direitos culturais, apoio a projetos e parcerias, e difusão de informação sobre políticas culturais.

Serão disponibilizadas, ao total, 601 vagas para pessoas físicas com conhecimento das dinâmicas culturais locais. A seleção abrange todas as regiões do país, com 175 vagas para o Nordeste, sendo distribuídas 44 vagas para a Bahia. Os agentes irão promover o acesso à cultura em suas comunidades, atuando em 510 Regiões Imediatas definidas pelo IBGE.

Para participar, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, serem alfabetizados, possuir habilidades digitais básicas e residir na região imediata correspondente. É necessária atuação reconhecida na área cultural e disponibilidade de 20 horas semanais. Serão atribuídos cinco pontos extras para mulheres, jovens (18-29 anos), negros, indígenas, pessoas com deficiência, quilombolas e pessoas trans.

Os agentes receberão uma bolsa mensal de R$1.200,00 durante 12 meses (podendo ser renovada), além de auxílio inclusão digital de R$1.000,00 e R$25,00 mensais. A formação inclui mapeamento participativo, comunicação e mobilização social, com atividades semanais de 20 horas. A metodologia abrange quatro ações pedagógicas: Círculos de Cultura, Territorialização da Política Cultural, Cartografia e Comunicação Comunitária.

O cronograma e o detalhamento completo da seleção devem ser acompanhados neste edital.