Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano classifica duas equipes para etapas presenciais da OBAP em Brasília
Atualizado em 23 de agosto de 2023 às 10h45 | Publicado em 9 de agosto de 2023 às 11h27
Compartilhe nas redes sociais:

Duas equipes do IF Baiano foram classificadas na primeira fase da 12ª edição das Olimpíadas Brasileiras de Agropecuária (OBAP): a Agrotexas, orientada pelo professor Charles Leonel Galvão Sanchês do campus Teixeira de Freitas, e a IF Baiano 1, orientada pelo professor Fábio Martins de Carvalho do campus Guanambi. Com a classificação, as equipes estão aptas a participar da segunda e terceira etapas da competição que acontecem presencialmente em Brasília, de 07 a 11 de setembro. 

A equipe Agrotexas fez 29 pontos na prova remota da primeira fase e a equipe IF Baiano 1 fez 27 pontos. Assim, elas foram duas das 50 selecionadas entre os 1395 inscritos na categoria para estudantes de cursos Integrados. Dessas 50, a equipe Agrotexas está 4° lugar e é formada pelos alunos Cauan Alves da Silva, Kauane de Jesus Rocha e Otávio Luis Resende Alves. A equipe IF Baiano 1 é composta pelos alunos Carlos Gabriel Silva Lima, Caroline de Jesus Reges e Thomas Vinícius de Jesus Teixeira. 

Para o professor Charles, que já participou de outras duas edições do evento, as Olimpíadas são uma oportunidade de colocar em prática conhecimentos técnicos da formação dos alunos. A Olimpíada consta de fase remota (a primeira) e presencial teórica e prática (segunda e terceira).  

Na presencial, as equipes terão provas práticas em campo e serão desafiados em excelência – fazer correto e em menor tempo. Para Charles, o momento resgatará os conhecimentos de uma forma prazerosa e divertida. “Além disso, estarão interagindo com equipes do país inteiro. A etapa presencial é uma oportunidade ímpar de encontrar equipes de outras instituições e poder trocar experiências enriquecedoras. Como docente, além da honra de acompanhá-los, é possível experimentar os mesmos sentimentos deles e partilhar o entusiasmo e animação. Estudamos juntos, revisamos conteúdos gerais da área, viajaremos juntos e ali vivenciaremos a oportunidade de formarmos uma equipe única (professor + aluno). O que nos envolve em um processo de ensino-aprendizado único”, relata o docente. 

O estudante Otávio Luís Resende está ansioso para viajar para Brasília e radiante com o resultado da primeira etapa. “É muito gratificante, principalmente, reconhecendo o peso da competição e também o seu grau de dificuldade e alta concorrência”. Embora a prova teórica em Brasília seja individual, Otávio conta que os integrantes da equipe estão se preparando e estudando juntos. “A gente está estudando bastante, compartilhando conhecimento e tentando manter o ritmo de cada um aproximado”, afirma. 

Esta é a primeira vez que o professor Fábio Martins participa das Olímpiadas e ele está achando desafiador e estimulante para os discentes. “Acho que agrega independência e estímulo acadêmico e espírito de equipe [aos alunos]”, afirma o docente. 

O campus Catu também aprovou uma equipe para a próxima etapa. A equipe MaisAgro composta pelos alunos Daiane Barbosa de Almeida, Suzanne dos Santos da Silva e Alexandre Lima de Jesus, orientada pelo professor José Augusto M. de Castro Lima, concorre na modalidade Subsequente. A preparação para a OBAP envolveu ainda os professores Osvaldo Brito e Luís Geraldo Sória.

“A participação na OBAP tem sido um momento muito rico. O treinamento e a prova revelaram e têm revelado desafios e fortalezas da nossa práxis educacional e educativa.  Para os estudantes, percebe-se que gerou estímulo, eles e elas estão mais ávidos por informação, além de estarem atentos à interpretação do texto e dos contextos. Os membros da equipe que avançou para fase presencial estão bastante entusiasmados, a OBAP tem sido uma pauta diária dentro e fora da sala. Estão verdadeiramente interessados em entregar o seu melhor nas próximas provas”, afirma o orientador do grupo, José Augusto M. de Castro Lima.



Confira o resultado aqui!

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br