Duas equipes do IF Baiano foram classificadas na primeira fase da 12ª edição das Olimpíadas Brasileiras de Agropecuária (OBAP): a Agrotexas, orientada pelo professor Charles Leonel Galvão Sanchês do campus Teixeira de Freitas, e a IF Baiano 1, orientada pelo professor Fábio Martins de Carvalho do campus Guanambi. Com a classificação, as equipes estão aptas a participar da segunda e terceira etapas da competição que acontecem presencialmente em Brasília, de 07 a 11 de setembro.
A equipe Agrotexas fez 29 pontos na prova remota da primeira fase e a equipe IF Baiano 1 fez 27 pontos. Assim, elas foram duas das 50 selecionadas entre os 1395 inscritos na categoria para estudantes de cursos Integrados. Dessas 50, a equipe Agrotexas está 4° lugar e é formada pelos alunos Cauan Alves da Silva, Kauane de Jesus Rocha e Otávio Luis Resende Alves. A equipe IF Baiano 1 é composta pelos alunos Carlos Gabriel Silva Lima, Caroline de Jesus Reges e Thomas Vinícius de Jesus Teixeira.
Para o professor Charles, que já participou de outras duas edições do evento, as Olimpíadas são uma oportunidade de colocar em prática conhecimentos técnicos da formação dos alunos. A Olimpíada consta de fase remota (a primeira) e presencial teórica e prática (segunda e terceira).
Na presencial, as equipes terão provas práticas em campo e serão desafiados em excelência – fazer correto e em menor tempo. Para Charles, o momento resgatará os conhecimentos de uma forma prazerosa e divertida. “Além disso, estarão interagindo com equipes do país inteiro. A etapa presencial é uma oportunidade ímpar de encontrar equipes de outras instituições e poder trocar experiências enriquecedoras. Como docente, além da honra de acompanhá-los, é possível experimentar os mesmos sentimentos deles e partilhar o entusiasmo e animação. Estudamos juntos, revisamos conteúdos gerais da área, viajaremos juntos e ali vivenciaremos a oportunidade de formarmos uma equipe única (professor + aluno). O que nos envolve em um processo de ensino-aprendizado único”, relata o docente.
O estudante Otávio Luís Resende está ansioso para viajar para Brasília e radiante com o resultado da primeira etapa. “É muito gratificante, principalmente, reconhecendo o peso da competição e também o seu grau de dificuldade e alta concorrência”. Embora a prova teórica em Brasília seja individual, Otávio conta que os integrantes da equipe estão se preparando e estudando juntos. “A gente está estudando bastante, compartilhando conhecimento e tentando manter o ritmo de cada um aproximado”, afirma.
Esta é a primeira vez que o professor Fábio Martins participa das Olímpiadas e ele está achando desafiador e estimulante para os discentes. “Acho que agrega independência e estímulo acadêmico e espírito de equipe [aos alunos]”, afirma o docente.
O campus Catu também aprovou uma equipe para a próxima etapa. A equipe MaisAgro composta pelos alunos Daiane Barbosa de Almeida, Suzanne dos Santos da Silva e Alexandre Lima de Jesus, orientada pelo professor José Augusto M. de Castro Lima, concorre na modalidade Subsequente. A preparação para a OBAP envolveu ainda os professores Osvaldo Brito e Luís Geraldo Sória.
“A participação na OBAP tem sido um momento muito rico. O treinamento e a prova revelaram e têm revelado desafios e fortalezas da nossa práxis educacional e educativa. Para os estudantes, percebe-se que gerou estímulo, eles e elas estão mais ávidos por informação, além de estarem atentos à interpretação do texto e dos contextos. Os membros da equipe que avançou para fase presencial estão bastante entusiasmados, a OBAP tem sido uma pauta diária dentro e fora da sala. Estão verdadeiramente interessados em entregar o seu melhor nas próximas provas”, afirma o orientador do grupo, José Augusto M. de Castro Lima.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br