IF Baiano celebra acordo de cooperação técnica com IFPB
Atualizado em 19 de julho de 2024 às 16h42 | Publicado em 19 de julho de 2024 às 12h19

O Instituto Federal Baiano acaba de firmar um acordo de cooperação técnica com  o Instituto Federal da Paraíba – IFPB, destinando matéria-prima para cursos de Modelagem do Vestuário e Design de Moda do Campus Pedras de Fogo. A doação é fruto de apreensões realizadas pela Receita Federal e doadas ao IF Baiano, através de parceria que já dura mais de um ano e tem resultado em interessantes ações e pesquisas nos nossos campi.

O objeto do presente Acordo é a execução de ações de descaracterização, reciclagem ou reutilização de mercadorias apreendidas, na área do vestuário, sujeitas a destruição ou inutilização e custodiadas pelas Delegacias da Receita Federal (DRF), a ser realizada na Unidade de ensino do IFPB, através de projetos de pesquisa, inovação e extensão, ligados ao curso Técnico de Modelagem do Vestuário e Design de Moda do Campus Pedras de Fogo. O extrato do citado Acordo de Cooperação Técnica foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 01/07/2024. Veja Aqui.

O reitor Aécio Duarte, o assessor especial Rodney Barbosa do IF Baiano e a reitora do IFPB Mary Roberta Marinho não mediram esforços para consolidar esse acordo e impulsionar os projetos criativos dos cursos do IFPB, como os projetos do IF Baiano vêm sendo impulsionados pela parceria com a Receita Federal.

A parceria visa também promover ações sustentáveis e de intercâmbio entre as instituições por meio de ações específicas, como: visitas técnicas, pesquisas conjuntas em áreas de interesse, publicações científicas compartilhadas, cursos de extensão, oficinas de inovação, workshops, etc. A DRF tem um importante papel na consolidação desse projeto à medida em que realiza as doações oriundas de apreensões em suas delegacias regionais.

Segundo o reitor Aécio Duarte, esse é um exemplo da importância da ajuda mútua entre as Instituições, sejam elas do Nordeste ou não. Além disso, ele detalhou também sobre a relevância desse tipo de ação na formação e educação dos alunos. “Acho que é assim que a gente tem que atuar, e o que depender do IF Baiano, depender de todos nós aqui, a gente vai tentar fazer essas pontes para que a rede se torne cada vez mais efetiva nas intervenções positivas para a vida e formação dos nossos estudantes, e para que a gente dê um cunho educativo a um processo tão danoso que é a questão do contrabando e da falsificação de produtos”.

Fonte: assessoria IFPB