IF Baiano – Campus Xique-xique oferta 100 vagas em cursos FIC
Atualizado em 16 de julho de 2021 às 20h07 | Publicado em 12 de julho de 2021 às 15h47

As inscrições são gratuitas e on-line e ocorrerão entre os dias 14 e 18 de julho

O IF Baiano – Campus Xique-xique oferta, neste mês de julho, 100 vagas de cursos de Formação Inicial e/ou Continuada (FIC) gratuitos, que serão ministrados de forma remota. São 30 vagas no curso de Introdução ao Estudo dos Incêndios Florestais; 30 vagas para o curso de Introdução à Soldagem; e 40 vagas para o curso de Noções de Planos de Segurança da Água. As inscrições são realizadas via formulário digital, gratuitamente, entre os dias 14 e 18 de julho.

O critério de seleção é a ordem de inscrição. Para se inscrever, é necessário ter cursado ensino médio completo. A carga horária dos cursos varia de 40 a 60 horas totais e as aulas ocorrerão entre agosto e dezembro de 2021.

Sobre os cursos:

Introdução ao Estudo dos Incêndios Florestais

Objetivos: Fazer com que os alunos tenham um conhecimento básico sobre os princípios que regem a ocorrência de fogo em vegetação e seu efeito no ecossistema, assim como as principais técnicas de prevenção e combate aos incêndios florestais.

Público-alvo: Portadores do diploma de ensino médio que sejam: formados ou  estudantes  de  graduação  na  área  de  ciências florestais  ou  ambientais;  profissionais  que  trabalham  com  a prevenção, combate e/ou manejo do fogo.

Introdução à Soldagem

Objetivos: Apresentar uma visão geral sobre os  princípios  básicos  mais  usuais  da  soldagem,  suas terminologias, simbologia, processo por eletrodo revestido e os procedimentos de segurança aplicados à soldagem.

Público-alvo: estudantes e profissionais que atuem na área de soldagem,   manutenção   de   equipamentos,   serralherias, metalúrgicas, que tenham concluído o ensino médio e desejam adquirir mais conhecimento sobre tópicos de soldagem.

Noções de Planos de Segurança da Água

Objetivos: apresentar os objetivos e etapas de um Plano de Segurança da Água e estimular estudantes e instituições públicas e privadas que se relacionam à prestação de serviço de água a elaborar um Plano de Segurança da Água em seus locais de trabalho.

Público-alvo: portadores do diploma de ensino médio que sejam:  estudantes  de  áreas  ambientais  ou  trabalhem  com saneamento  básico;  técnicos  responsáveis  por  sistemas  ou soluções  alternativas  coletivas  de  abastecimento  de  água; gestores municipais ou agentes de vigilância sanitária.

A lista com os selecionados será publicada no dia 23 de julho na página Concursos e Seleções, no portal do IF Baiano. Para mais informações sobre o certame, os interessados devem consultar o edital.