IF Baiano – Campus Valença oferta 100 vagas em cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada
Atualizado em 29 de novembro de 2023 às 11h17 | Publicado em 29 de novembro de 2023 às 11h17

O IF Baiano – Campus Valença publicou edital para cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que são cursos de qualificação, formação e aperfeiçoamento profissional, de curta duração. As inscrições são gratuitas e vão de 30 de novembro a 01 de dezembro.

Os dias, horários, locais e período das aulas estão dispostos no edital. Estão disponíveis 100 vagas distribuídas nos seguintes cursos e cargas horárias:

• Produção de Hortaliças – 25 vagas – 20h
  • Produção de Plantas Medicinais e Condimentares – 25 vagas – 20h
  • Inclusão Escolar e Formação de Educadores – 30 vagas – 60h
  • Tecnologia e Processamento de Hortaliças – 20 vagas – 20h

Para se inscrever nos cursos de Formação Inicial e Continuada na Instituição, basta ter idade superior a 15 anos e o ensino fundamental I completo (exceto para o curso “Inclusão Escolar e Formação de Educadores”, que é destinado para os profissionais da educação básica).

A seleção para cursos FIC no IF Baiano é gratuita e os candidatos serão classificados por ordem de inscrição. Os interessados devem realizar inscrição online, preenchendo o formulário digital disponível na página do processo seletivo.

Objetivo dos cursos:

Produção de Hortaliças – Demonstrar procedimentos e técnicas de cultivo de hortaliças convencionais e não convencionais (PANC), utilizando os princípios agroecológicos, identificando as condições específicas de produção de espécies de hortaliças.

Produção de Plantas Medicinais e Condimentares – Instrumentalizar os participantes para atuarem na identificação, cultivo e utilização de plantas aromáticas e medicinais.

Inclusão Escolar e Formação de Educadores – Construir conhecimentos sobre a Educação Inclusiva na perspectiva da Educação Especial, a partir dos estudos sobre seus fundamentos histórico, filosófico, psicológico e legal, considerando as especificidades da educação especial e as práticas psicopedagógicas inclusivas, em prol de uma educação das, com e para as diferenças.

Tecnologia e Processamento de Hortaliças – Instrumentalizar os(as) participantes, em técnicas de processamento hortaliças, aplicando métodos de conservação adequados aliado a princípios das boas práticas de controle de qualidade e comercialização, como estratégias de aumentar o período de comercialização dos dessas hortaliças e agregar valor à produção agrícola.

Todas as etapas do processo de ingresso devem ser acompanhadas nesta página.

Detalhamento completo do processo seletivo está disposto no Edital.