IF Baiano – Campus Valença instala ecobarreira para evitar passagem de lixo flutuante no Rio Piau/Una
Atualizado em 11 de dezembro de 2023 às 11h03 | Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 11h00

Os estudantes e professores do curso técnico em Meio Ambiente e do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Baiano – campus Valença fizeram um mutirão para implantar a primeira ecobarreira da bacia do Rio Piau/Una, que tem como objetivo monitorar e bloquear o lixo flutuante no rio.

A ação, que ocorreu no dia 25 de novembro, através do Projeto “Expedição Territorial pela Bacia do Rio Piau/Una”, em parceria com o NUGEA (Núcleo Local de Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental) faz parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e da Semana Acadêmica da Biologia do IF Baiano – campus Valença.

Com o objetivo de qualificar a atuação e a profissionalização na área de meio ambiente e recursos hídricos, a implantação da ecobarreira na Fazenda Aldeia, do IF Baiano, representou uma ação estratégica de monitoramento dos resíduos sólidos nas águas do Rio Piau. Além de estudantes e professores dos cursos técnicos em Meio Ambiente e licenciatura em Ciências Biológicas, o mutirão de construção da ecobarreira contou também com a participação da Defesa Civil do município de Valença.

Segundo o professor Eduardo Barcelos, as ecobarreiras podem minimizar o impacto dos resíduos sólidos nos estuários e nos mananciais de captação de água, pois permitem a retenção de resíduos em pontos estratégicos nas bacias hidrográficas, evitando a poluição hídrica. “Precisamos avançar na gestão das águas com maior protagonismo das comunidades, estudantes e agricultores. Nossas bacias são rurais e precisam de tecnologias eficientes, de fácil construção e monitoramento, estimulando uma vigilância coletiva das águas”, destaca o professor.

Você sabe o que são ecobarreiras?

As ecobarreiras são estruturas flutuantes instaladas transversalmente em rios, córregos e canais que bloqueiam o escoamento dos resíduos sólidos flutuantes, principalmente, materiais plásticos, descartáveis, madeira e demais sólidos em suspensão. Podem ser feitas com garrafas plásticas PET, tonéis, tambores e madeiras, todos unidos por corda ou cabo de aço ancorado em cada margem do corpo de água. São ecotecnologias eficientes para a coleta de resíduos flutuantes nas bacias hidrográficas, evitando a contaminação de mananciais e corpos d’água e impactos negativos na qualidade das águas e na vida aquática.

Fonte: Ascom do Campus Valença