O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Santa Inês marcou presença no 29º Congresso Brasileiro de Parasitologia (Parasito 2025), realizado em Salvador entre os dias 22 e 25 de abril de 2025. O evento, um dos mais importantes da área no país, foi promovido pela Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP), em parceria com a Fiocruz, e teve como tema “Revisitando o passado para revolucionar o futuro na era da transformação digital”.
Com apoio institucional e sob a orientação do professor Fred Julião, nove estudantes – seis do curso de Bacharelado em Zootecnia e três da Licenciatura em Ciências Biológicas – representaram o campus no congresso. A delegação apresentou um total de dez pôsteres científicos, com resultados de pesquisas e experiências desenvolvidas no âmbito do IF Baiano, compartilhando conhecimentos e interagindo com pesquisadores, professores e profissionais de todo o Brasil e do exterior.
Segundo o professor Fred Julião, o Parasito é um evento bianual essencial para a atualização sobre os avanços científicos na área da Parasitologia e para o debate de novas perspectivas. “É um espaço importante para a promoção de conhecimentos e integração entre estudiosos das mais diversas áreas. A participação de profissionais e estudantes proporciona interação e possibilidades de contatos científicos atuais”, destacou o professor, ressaltando a relevância da presença dos alunos no evento.
Os depoimentos dos estudantes que participaram do congresso refletem o impacto positivo da experiência em sua formação acadêmica e pessoal. Anderson Souza, do Bacharelado em Zootecnia, classificou a vivência como “bastante proveitosa” e “única”, destacando a oportunidade de conhecer aplicações da parasitologia na zootecnia que vão além do senso comum. “Esse espaço aqui está sendo bastante acolhedor, principalmente de conhecimento”, afirmou.
Para Ana Vitória Vieira, também da Zootecnia, o congresso foi fundamental para adquirir conhecimento, conhecer pessoas do meio acadêmico e “abrir portas para o futuro”. Juliana Almeida ressaltou a importância do evento para “enxergar novos leques para a profissão” e estimular a comunicação internacional, dado o alcance do congresso.
Paola Carolayne viu no evento uma chance de aprofundar conhecimentos em temas como saúde pública e medicina veterinária, enquanto Rosiane Tetê – em seu terceiro congresso na área com apoio do professor Fred – enfatizou o papel do IF Baiano em fomentar a participação estudantil e a pesquisa. Vanessa Neri (Zootecnia) e Flávia Santos (Ciências Biológicas) expressaram profunda gratidão pela oportunidade, classificando-a como um divisor de águas em suas jornadas. Naiara Ribeiro (Ciências Biológicas) considerou o evento uma conquista e um marco de superação, agradecendo o incentivo do professor e da instituição. Vanesca Silva (Ciências Biológicas) descreveu a experiência como “muito enriquecedora” e um “ponto de virada na jornada profissional”.
A participação ativa dos estudantes do Campus Santa Inês no Parasito 2025 evidencia o compromisso da instituição com a pesquisa, a extensão e a formação integral de seus alunos, incentivando o protagonismo estudantil e a inserção na comunidade científica nacional e internacional.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br