IF Baiano – Campus Itapetinga oferta 60 vagas em cursos de especialização
Atualizado em 18 de setembro de 2024 às 09h56 | Publicado em 18 de setembro de 2024 às 09h56

O campus Itapetinga do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está oferecendo 60 vagas nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e Humanidades: Ciência, Educação, Política e Sociedade, sendo 30 vagas para cada curso.

As inscrições serão realizadas exclusivamente on-line, de 20 de setembro a 20 de outubro de 2024, mediante preenchimento e submissão dos documentos solicitados pelo edital.

Pós-graduação Lato Sensu em Humanidades: Ciência, Educação, Política e Sociedade

O curso é gratuito e visa formar profissionais graduados em áreas das Humanidades ou correlatas, que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre ciência, educação, política e sociedade para atuação qualificada em suas áreas. O público-alvo são graduados em Ciências Humanas, Artes, Filosofia, Educação, Linguagem, Ciências Sociais ou áreas correlatas.

A carga horária total é de 420 horas (390 horas de disciplinas e 30 horas de TCC), distribuídas ao longo de 18 meses no formato modular. As aulas serão presenciais, nas sextas-feiras à noite e sábados durante o dia, no IF Baiano, campus Itapetinga.

Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

A especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática também é gratuita e tem como objetivo capacitar educadores graduados em Ciências, Matemática ou áreas correlatas para atuação na educação básica, com foco no território Médio Sudoeste da Bahia. O público-alvo são graduados em Biologia, Física, Química, Matemática, Pedagogia ou áreas afins.

A carga horária é de 420 horas (380 horas de disciplinas e 40 horas de TCC), ofertadas em 18 meses no formato modular. As aulas seguirão o mesmo cronograma do curso de Humanidades, com encontros presenciais nas sextas e sábados no campus Itapetinga.

Distribuição das Vagas

Cada curso oferece 30 vagas, distribuídas da seguinte forma:

• 22 vagas para ampla concorrência;
  • 6 vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (Lei 12.990/2014);
  • 2 vagas para candidatos com deficiência (Decreto 3.298/1999).

Processo Seletivo

A seleção será realizada em duas etapas: Análise do Currículo Lattes (40 pontos) e Entrevista (60 pontos). Saiba mais detalhes sobre o processo seletivo neste link.

Dúvidas sobre o processo de inscrição podem ser enviadas para: prosel.posgraduacao@itapenga.ifaiano.edu.br.