IF Baiano- Campus Governador Mangabeira abre inscrições para cursos técnicos Integrados, Subsequentes e EAD
Atualizado em 4 de outubro de 2023 às 15h20 | Publicado em 4 de outubro de 2023 às 15h20

processo seletivo preencherá mais de 750 vagas com ingresso em 2024

O Campus Governador Mangabeira do Instituto Federal Baiano (IF Baiano)  acaba de divulgar editais de seleção, com um total de 759 vagas disponíveis em cursos Técnicos nas modalidades Subsequente e Integrada ao Ensino Médio, presenciais e  EAD.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no período de 6 de outubro a 10 de novembro, tanto de maneira virtual (até às 23h59) através da página do processo seletivo, quanto presencialmente no Campus – Governador Mangabeira, nos dias e horários especificados nos editais. O candidato pode optar por até duas opções de cursos e será convocado para a segunda opção apenas se houver vagas disponíveis, após a seleção dos candidatos da primeira opção.

Integrados ao Ensino Médio – Presencial

O campus receberá inscrições no período de 6 de outubro a 10 novembro,  para o ingresso de estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Estarão disponíveis 140 vagas, sendo 35 para o curso técnico em Agroindústria, 35 para o curso técnico em Agropecuária  e 70 para o curso técnico em Informática. Os cursos terão duração de três anos, com aulas ministradas no turno integral.

• Agroindústria – 35 vagas
  • Agropecuária – 35 vagas
  • Informática – 70 vagas

Para cursar o nível médio junto com o técnico na instituição, é preciso ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, que será divulgada através do edital de matrícula em 19 de dezembro de 2023. A seleção para cursos técnicos no IF Baiano é gratuita e os candidatos serão classificados dentro do número de vagas a partir da Análise do Histórico Escolar do ensino fundamental. Para informações detalhas, os interessados devem consultar o edital.

Subsequentes – Presencial

Os Cursos Técnicos Subsequentes são voltados para quem concluiu ou está concluindo o Ensino Médio até a data da matrícula. São três opções de cursos: Técnico em Alimentos – Matutino e Vespertino (70); Técnico em Agropecuária – Matutino (35); Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – Matutino e Noturno (70).

• Alimentos – 70 vagas
  • Agropecuária – 35 vagas
  • TMSI – 70 vagas

Os cursos terão duração de 18 meses, e as inscrições poderão ser realizadas pela internet, através do preenchimento do formulário de inscrição, onde o candidato irá anexar a documentação exigida no edital. Será classificado o(a) candidato(a) que atender aos requisitos do edital, sendo o direito à matrícula estabelecido pela ordem do preenchimento do formulário eletrônico de manifestação de interesse.

EaD (Educação a Distância)

O campus disponibilizará oportunidades em quatro cursos técnicos na modalidade de Educação a Distância: Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Informática, Técnico em Rede de Computadores, com duração de 18 meses e Técnico em Vendas, com duração de 12 meses. As inscrições poderão ser feitas online, através de um formulário digital, juntamente com o envio da documentação de matrícula conforme especificado no edital, que será disponibilizado nesta página, como também presencialmente nas Secretarias de Educação dos Polos participantes.

No total, serão oferecidas 444 vagas para o processo de admissão em 2024, abrangendo estudantes nos municípios de Santo Estevão, Amélia Rodrigues, Cachoeira e Governador Mangabeira.

Santo Estevão

• Secretaria Escolar – 40 vagas
  • Informática – 52 vagas

Amélia Rodrigues

• Rede de Computadores – 104 vagas

Cachoeira

• Vendas – 40 vagas
  • Informática – 52 vagas

Governador Mangabeira

• Rede de Computadores – 52 vagas

Para se candidatar, é necessário ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio até a data da matrícula, que será divulgada através do edital de matrícula em 19 de dezembro de 2023.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis neste link.