IF Baiano – Campus Catu participa de projeto Internacional de Astrofísica
Atualizado em 16 de fevereiro de 2024 às 10h45 | Publicado em 16 de fevereiro de 2024 às 10h45

A ideia de ser um astronauta ou ir até a lua pode ser considerada extraordinária para a maioria das pessoas, principalmente, durante a infância. Quantas crianças já não se imaginaram explorando os fascínios do espaço ou perguntando a um astronauta as suas maiores curiosidades sobre essa experiência? O professor de física do IF Baiano, Francisco Augusto da Silva Neto, teve a oportunidade de participar de uma conversa repleta de conhecimento científico com o famoso astronauta/cosmonauta Andrew J Feustel, que já foi três vezes ao espaço, sendo a última em 2018.

O professor do campus Catu foi selecionado para o Limitless Global Educators (Programa de Educadores Globais Ilimitados) do Limitless Space Institute, que tem como objetivo inspirar as futuras gerações de exploradores espaciais de todos os cantos do planeta, cultivando uma força de trabalho global que compreenda a importância da exploração pacífica e colaborativa. No total, foram selecionados 20 educadores das escolas de destaque para o Programa de Educadores Globais Ilimitados deste ano, sendo 10 professores do Brasil e 10 da Nigéria.

O educador soube do projeto através da internet e ficou interessado por acreditar que a iniciativa era a cara do Instituto, já que é voltada para desenvolver o interesse e as habilidades dos estudantes na área de astronomia e astrofísica, uma área que costuma despertar bastante curiosidade nos jovens. “Então, eu comecei a me informar um pouco melhor de como seria o projeto, de quais seriam os prazos e tudo mais. E o que mais me chamou a atenção é que eles vão ajudar de certa forma a dar um up no nosso campus, já que vão fornecer materiais para a gente trabalhar esses tópicos com os alunos em sala de aula”, explicou Francisco.

O processo seletivo foi dividido em três partes: uma etapa escrita, onde os participantes contaram um pouco de suas trajetórias como docentes (quais os projetos, atividades desenvolvidas com os estudantes e o que eles pretendem fazer com o conhecimento adquirido através desse projeto); na segunda etapa foram solicitadas fotos e imagens de atividades que eles desenvolveram com os estudantes; e a terceira e última fase foi o envio de um vídeo contando um pouco sobre suas motivações. Todo o processo seletivo foi realizado em inglês e durou aproximadamente 30 dias.

Francisco Augusto relatou, também, o impacto positivo da sua participação no projeto para a vida acadêmica dos seus alunos.“Um dos objetivos principais deste projeto é desenvolver o interesse dos estudantes nessa área, justamente para que eles possam, no futuro, ingressar em uma carreira relacionada a essa área da física, no caso, a área de astronomia e astrofísica. Trazer para os estudantes o dia a dia dos locais onde a ciência é feita, principalmente em um lugar tão famoso como a Nasa, eu tenho certeza que desperta interesse em todos, principalmente nos estudantes.”

Sobre o programa

Cada indivíduo, independentemente de onde esteja no mundo, olhou para o céu noturno, uma tela que desperta admiração e curiosidade. O Limitless Space Institute reconhece o fascínio universal do cosmos e o seu potencial como uma poderosa ferramenta educacional. Sua principal missão é equipar educadores em todo o mundo com os recursos e experiências de que precisam para ensinar fenômenos científicos através das lentes cativantes da exploração espacial. Ao capacitar os educadores com este conhecimento e paixão, pretende-se criar um efeito cascata, inspirando-os a despertar o mesmo sentimento de admiração nos seus alunos.