IF Baiano busca saídas para reduzir impactos de bloqueio do orçamento
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 12h05 | Publicado em 31 de maio de 2022 às 13h03

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano está empenhado na busca de alternativas administrativas para minimizar os impactos do bloqueio feito pelo Governo Federal, da verba prevista para este ano.
O anúncio do contingenciamento, que afetará sobremaneira o funcionamento da instituição, foi feito na última sexta-feira, 27. O Governo Federal informou o bloqueio de R$ 3,2 bilhões da verba prevista para o Ministério da Educação (MEC), em 2022, prejudicando a disponibilidade do orçamento do IF Baiano em mais de R$ 8 milhões.

A gestão conjunta do IF baiano, Reitoria e Campi, buscará saídas para reduzir os impactos e prejuízos que esta ação trará, tendo em vista que o bloqueio ocorre nos recursos destinados ao funcionamento da Instituição. Atividades essenciais de ensino, pesquisa e extensão, visitas técnicas, insumos de laboratórios, auxílios estudantis devem ser afetados, assim como serviços de limpeza e segurança.

Mesmo diante deste cenário desfavorável, o IF Baiano reitera o seu compromisso com a educação pública, gratuita, de qualidade e sempre atenta às demandas da sociedade, reafirmando a necessidade de que a condição orçamentária precisa ser restabelecida o quanto antes de modo a viabilizar o funcionamento regular da Instituição.