IF Baiano brilha na Olimpíada Brasileira de Administração e aluna conquista medalha de ouro
Atualizado em 11 de julho de 2024 às 15h16 | Publicado em 11 de julho de 2024 às 15h15

A aluna do Campus Teixeira de Freitas conquistou a medalha de ouro na competição que contou com mais de 30 mil inscritos

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) foi destaque na Olímpiada Brasileira de Administração (OBAdm) com a aluna Marianne Evans Jesus de Oliveira, do Campus Teixeira de Freitas, conquistando a medalha de ouro em uma competição que contou com mais de 30 mil inscritos.

A equipe do IF Baiano, composta por alunos do curso técnico integrado em Administração, foi formada por Athos Raniery Guimarães Lima, Gabriele Barbosa Oliveira, Grazielle Mendes Costa, Heloísa Viana, Maria Clara Henriqueta Saúde e Marianne Evans Jesus de Oliveira. As professoras Aline Gomes Fonseca e Jalene Meira Moreira orientaram a equipe ao longo de quase três meses de intenso estudo e preparação.

A OBAdm é uma competição de alto nível que se estendeu por cinco dias de provas e gamificação. 750 participantes que conquistaram medalhas e outros 1106 que receberam certificados de Menção Honrosa. Marianne Evans, ao refletir sobre sua vitória, expressou sua gratidão e emoção: “É uma conquista ter em mente que os estudos nos levam longe, basta você acreditar e ter força de vontade. A melhor parte foi ver o sorriso no rosto dos meus pais!”

A professora Aline Gomes explicou que a preparação envolveu o uso de vídeos e um e-book fornecidos pela OBAdm, que abordavam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Eu comecei a estudar desde que ela forneceu os materiais, foram quase dois meses estudando. Eu meio que criei uma rotina, das 08h às 11h30, lendo os capítulos e escrevendo resumos”, disse Marianne.

A OBAdm tem como objetivo disseminar a importância dos ODS entre estudantes e profissionais de Administração, com um foco especial nos ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e ODS 12 (Consumo e produção responsáveis). Esses temas foram centrais na primeira edição da olimpíada, trazendo contemporaneidade e relevância ao conhecimento adquirido pelos participantes.

Além de promover o conhecimento sobre os ODS, a OBAdm busca estimular a capacitação acadêmica e profissional contínua, a inovação sustentável e a compreensão dos impactos sociais, políticos e culturais no ecossistema. A competição também visa projetar os profissionais de Administração e Gestão Tecnológica como agentes de mudança, promovendo resultados eficazes e responsáveis em diversas organizações e setores.

A primeira edição da OBAdm também teve como objetivos atrair mais estudantes para os cursos de Administração e Gestão, reverter a queda nas matrículas desses cursos e aumentar o número de registros profissionais no Conselho Regional de Administração.

A solenidade Nacional de Premiação da OBAdm será realizada em um evento único no Rio de Janeiro, com a data a ser informada nos canais de comunicação da olimpíada.

As Olimpíadas do Conhecimento no Brasil têm se destacado pela capacidade de aprofundar o aprendizado e promover a pesquisa e o exercício profissional em diversas áreas. A participação e a vitória do IF Baiano na OBAdm reforçam a excelência da instituição e o talento de seus alunos, contribuindo para a formação de futuros líderes e profissionais competentes na área de Administração.

Acesse o resultado neste link: https://www.obadm.org.br/noticias/-resultado-final-obadm-2024