IF Baiano assina acordo para instalação de Centro de Referência Tecnológica em Xique-Xique
Atualizado em 24 de agosto de 2023 às 18h15 | Publicado em 24 de agosto de 2023 às 15h38

Nesta quinta-feira, 24, o reitor do Instituto Federal Baiano – IF Baiano, Aécio José Duarte, e o diretor do Campus Xique-xique,  Pedro Queiroz Junior, estiveram com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, em solenidade para assinar a liberação de investimentos em distribuição de água e irrigação, na região do Médio São Francisco.

Na solenidade, foi assinado protocolo de intenções entre o MIDR, por meio da Codevasf e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) para a concessão de dois lotes irrigáveis para implantação de viveiros para produção de mudas de espécies nativas (aroeira e angico) e mudas cítricas, bem como instalação de um Centro de Transferência de Tecnologia em Irrigação e introdução de novas culturas em áreas do Perímetro Irrigado Baixio de Irecê, também localizado na Bahia.

“Isso é importante demais para o nosso instituto e especialmente para o campus Xique-Xique porque proporciona a inserção do campus no contexto produtivo e de desenvolvimento socio-econômico regional, consolidando, validando e dando ênfase às formações que o instituto oferece e especialmente o campus Xique-Xique. Tudo que o Baixio de Irecê e os irrigantes precisam hoje é justamente dessa inserção e que nossos alunos possam aprender dentro desse contexto. Inicialmente nós teremos a missão de produzir mudas nativas e num segundo momento mudas frutíferas, mais especificamente para a citricultura, para o desenvolvimento da citricultura regional ou dentro do projeto Baixio de Irecê. Então hoje foi um dia de muita alegria, de muita conquista para o IF Baiano e para o campus Xique-Xique”, comentou Aécio José Duarte.

Na ocasião, também se autorizou a realização de edital para elaboração de estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental e modelagem jurídica para viabilizar Parceria Público-Privada (PPP) voltada à execução de obras de infraestrutura para captação e distribuição de água no Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, no estado da Bahia.

A solenidade aconteceu na Agrícola Mattioni, localizada em áreas do projeto, e contou com a presença dos prefeitos dos municípios contemplados com o investimento e dos deputados, Lídice da Mata, Ivoneide Caetano e Eduardo Sales. Administrado pela Codevasf, instituição vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú abrange os municípios de Iuiú e Sebastião Laranjeiras, na região do Médio São Francisco. Com cerca de 250 mil hectares de terras, o projeto contempla dois grandes blocos – Iuiú Norte e Iuiú Sul. Estudos preliminares indicam a viabilidade de irrigação de uma área de 51,7 mil hectares e apontam o grande potencial devido à qualidade do solo, clima favorável e captação de água do rio São Francisco, além da malha rodoviária para o escoamento da produção.

“[O investimento] é para melhoria do Baixio, é para que exista estrada, é para que o pequeno produtor seja visto aqui dentro, dentro do setor de produção”, comentou o diretor-geral do Campus Xique-xique, Pedro Queiroz Júnior.