Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano aprova regulamento de grupos de pesquisa
Atualizado em 11 de março de 2022 às 16h14 | Publicado em 10 de março de 2022 às 16h55

Documento irá auxiliar na criação, supervisão e avaliação de grupos de pesquisa do Instituto.

Compartilhe nas redes sociais:

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) conta agora com mais um instrumento para incentivar a pesquisa científica. Foi aprovado pelo Conselho Superior (Consup), por meio da Resolução 188/2022, de 23 de fevereiro, o Regulamento dos Grupos de Pesquisa do IF Baiano

O objetivo do documento é normatizar as regras de criação, supervisão e avaliação de grupos de pesquisa no Instituto. Também tem o intuito de contribuir com a consolidação das pesquisas científicas e democratizar o conhecimento produzido no âmbito do IF Baiano. 

A motivação para a construção do regulamento surgiu após levantamento da Pró-reitoria de Pesquisa (Propes), que identificou uma situação de atipicidade dos grupos de pesquisa, o que impedia o aparecimento da instituição em indicadores importantes, como os do CNPq. 

Segundo a pró-reitora de pesquisa do IF Baiano, Luciana Mazzutti, a partir desse levantamento, foi criado um grupo de trabalho (GT) para trabalhar na elaboração do regulamento. “A partir da minuta de um grupo de pesquisa do Campus Alagoinhas foi dado início à construção do regulamento. Foi muito gratificante o trabalho feito no GT. Eles foram até a comunidade, apresentaram o documento junto às coordenações de pesquisa, para o Comitê Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica, que passou pelo Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE) e Consup, e hoje temos a alegria de ter o regulamento aprovado”, conta a gestora. 

O regulamento se apresenta para auxiliar a formação e organização dos grupos, reunindo benefícios tanto para os pesquisadores, quanto para o desenvolvimento institucional. 

“A ideia é fortalecer as ações e atividades de pesquisa, fazendo com que as nossas produções sejam mais robustas e direcionadas às linhas de pesquisa em que os pesquisadores acabam investindo tempo e estudo. Então, é uma forma de promover visibilidade às ações que estão sendo desenvolvidas dentro da instituição, não só via pró-reitoria, mas principalmente no campus”, completa. 

Outro ponto positivo do regulamento é que, ao fortalecer as linhas e redes de pesquisa, a instituição pode ampliar a criação de cursos de pós-graduação stricto sensu. “Um dos critérios avaliados pela Capes, quando a gente faz submissão de uma proposta de mestrado, é a produção coletiva e individual. Então, a nossa ideia é fortalecer isso e trazer outros mestrados e até doutorados para a nossa instituição”. 

Podem participar de grupos de pesquisa, à convite, docentes, técnicos-administrativos, pesquisadores e estudantes, vinculados ao IF Baiano ou a outras instituições públicas e privadas de pesquisa do país, além de centros de investigação de outros países, que se interessem pela produção do conhecimento na área de atuação do grupo de pesquisa. 

A Propes espera ainda que o documento ajude a disseminar que a submissão de grupos e projetos de pesquisa não está restrita a docentes. “O pesquisador é o servidor que desenvolve pesquisa dentro da instituição, podendo ser docente ou TAE. Muitas vezes, os técnicos entram como colaboradores de outros projetos, mas não submetem projetos. E a gente gostaria muito de receber projetos de técnicos da nossa instituição”, ressalta Mazzutti. 

Já conhece os grupos de pesquisa do IF Baiano? 

Hoje, o IF Baiano conta com mais de 70 grupos de pesquisa. É possível acessar o espelho dos grupos, com informações sobre seus pesquisadores e áreas de atuação, nesta página: https://ifbaiano.edu.br/portal/pesquisa/grupos-de-pesquisa/

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br