IF Baiano aprova 6 projetos em edital de fomento a eventos da SNCT
Atualizado em 25 de setembro de 2023 às 14h06 | Publicado em 25 de setembro de 2023 às 14h06

O IF Baiano terá alguns de seus eventos em celebração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) apoiados financeiramente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os campi Catu, Guanambi, Itaberaba, Serrinha, Uruçuca e Valença foram algumas das unidades contempladas pelo edital que destinará R$ 15 milhões para realização de eventos em todo o país.

A SNCT ocorre de 14 a 20 de outubro, mas alguns dos eventos possuem atividades que extrapolam esse período. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade e devem seguir o tema desta edição: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Entre as iniciativas apoiadas estão exposições, ciência móvel, portas abertas, seminários, palestras, oficinas, manifestações culturais de cunho científico, mostra de vídeos e feiras de ciência.

Já é a terceira vez que o campus Guanambi aprova projetos em editais de apoio a eventos da SNCT. Na última edição, o evento Tenda da Ciência foi destaque na região pela oferta de serviços à comunidade. O coordenador do curso superior de Tecnologia em Agroindústria do Campus Guanambi e organizador do evento, Lucas Landim, conta que o evento este ano traz o tema: “Para quê e para quem se faz ciência no Território Sertão Produtivo?”. “Será composto por eventos sociais, científicos, ambientais e culturais realizados nas escolas ou nas praças ou nas comunidades do Território de Identidade Sertão Produtivo, com a intenção de, durante a apresentação dos estudantes e professores, oportunizar um diálogo com os visitantes”, explica.

Para o professor Gean Carlo Soares Capinan, do campus Valença, esse tipo de evento é importante por permitir conexões entre diferentes perfis, possibilitando que estes assumam o protagonismo nas atividades de divulgação científica. “Isso pode reverberar em outras ações futuras, multiplicando o potencial de redução das desigualdades pela Ciência, sendo fundamental para divulgação científica, em uma linguagem acessível, por meios que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência”, afirma.

A última SNCT do Campus Serrinha, em 2019, levou alunos de outras escolas públicas ao campus para conhecer a instituição e participar de oficinas e palestras, levou também serviços em saúde e uma mostra de alimentos regionais e artesanais para a praça Luís Nogueira, e outras atividades educativas para a comunidade. Em 2023, a SNCT volta a acontecer em Serrinha e promete movimentar a cidade.

O cronograma de eventos ainda será divulgado. Para saber mais sobre as atividades referentes a SNCT dos campi contemplados, procure os professores responsáveis:

Catu – Alexandra Souza de Carvalho

Guanambi – Lucas Britto Landim