IF Baiano apresenta Relatório de Gestão 2019
Atualizado em 23 de setembro de 2020 às 14h28 | Publicado em 23 de setembro de 2020 às 11h39

Relatório de Gestão referente ao ano de 2019 foi aprovado pelo Conselho Superior em 30 de julho de 2020.

Está disponível no site do IF Baiano o Relatório de Gestão 2019. O documento visa prestar contas à sociedade em relação à execução orçamentária (alocação de recursos), cumprimento dos objetivos estratégicos da instituição, indicadores de resultados, além de informações sobre gestão de riscos e ações de controle interno.

A prestação de contas foi aprovada pelo Conselho Superior do IF Baiano, órgão máximo da instituição, em 30 de julho de 2020 (consulte a Resolução nº 78), e entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU) em 31 de agosto de 2020.

Acesse aqui o Relatório de Gestão 2019

Para o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, o documento garante a transparência das ações da gestão. “A comunidade tem o direito, e também o dever, de buscar os caminhos que o instituto está trilhando, a forma como está sendo aplicado o recurso, quais as diretrizes que estão sendo seguidas, qual a linha que a gestão está adotando, a forma como os servidores estão sendo tratados. Eu acho que essa é uma forma de interação muito positiva da comunidade acadêmica com o corpo de gestão”, assinala o dirigente.

Além disso, ele ressalta que o documento funciona como uma diretriz para os próprios gestores. “Cria-se um foco para que se administre com maior licitude e maior idoneidade possível”.

A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) é a responsável por conduzir a construção do documento. A pró-reitora, Hildonice Batista, adiciona que o relatório é ainda um instrumento de análise do desempenho do IF Baiano. “Ele deve ser consultado e analisado por todas as partes: estudantes, servidores e amplamente conhecido pelos diferentes segmentos da sociedade”, afirma.

Resultados

De acordo com a Prodin, com os indicadores de desempenho foi possível identificar avanços para o Instituto, com destaque, por exemplo, para o aumento no número de estudantes ingressantes. O item obteve variação percentual de 38,02% em 2018, para 52,3%, em 2019. Avanço incentivado pela abertura de mais de 3.000 vagas nos Polos de Educação a Distância, em 2019.

“Outro importante resultado, diz respeito ao avanço de nossas ações de internacionalização, confirmando a retomada iniciada em 2018. Da mesma forma, continuamos ampliando a oferta de cursos de pós-graduação: quase triplicamos o número de vagas em relação ao ano anterior”, informou a pró-reitora.

Sobre a elaboração do relatório

Segundo a Prodin, para a construção do relatório relativo ao ano de 2019 foi acrescentada uma etapa de análise dos conteúdos pelos integrantes do Colégio de Dirigentes (Codir). Após as contribuições do Codir, a minuta do relatório foi examinada pelos membros do Conselho Superior do IF Baiano (Consup), que apresentaram suas análises e pareceres. Assim, a versão final só foi efetivada após o atendimento das proposições do Consup.

Foram identificados pelo menos dois benefícios com a nova metodologia. “Maior envolvimento da alta administração com a gestão do processo de prestação de contas institucional – e de toda a comunidade, uma vez que o Consup pode dialogar com maior intensidade com ela; e uma maior mitigação de equívocos formais e conceituais, o que deixa as informações disponíveis no documento com mais clareza e integridade.”, finaliza a pró-reitora.