No dia 10 de abril, o IF Baiano levou projetos que reaproveitam produtos apreendidos pela Receita Federal como insumos para atividades de ensino, pesquisa e extensão, para a I Ação Nacional de Doação de Mercadorias Apreendidas pela Receita Federal. O evento, que integra o Programa Receita Cidadã, foi estrategicamente realizado durante a Semana Nacional da Responsabilidade Social, na cidade de Feira de Santana – BA.
Estiveram presentes no evento o reitor do Instituto Federal Baiano, Aécio José Duarte, o superintendente da Receita Federal da 5ª Região Fiscal (Bahia e Sergipe), Francisco Lessa, o delegado da Receita Federal de Feira de Santana, Gustavo Breitenbach, além de outras autoridades. Representando o IF Baiano também participaram do evento a diretora geral do Campus Itaberaba, Ozenice Silva dos Santos, o diretor geral do Campus Serrinha, Leandro Damasceno, o professor do Campus Catu, Saulo Capim, o diretor executivo do IF Baiano, Marcelito Almeida, e o assessor especial do Gabinete do Reitor, Rodney A. Barbosa.
Os estudantes Renato Ribeiro de Souza Filho e Larissa Santos Ferreira, do curso técnico Integrado em Agroindústria do Campus Alagoinhas, sob orientação das professoras Gleice Valéria Pacheco Gomes e Lidiane Karla Xisto Pinheiro, apresentaram os resultados de projetos que utilizam vinhos apreendidos, descaracterizados e transformados em doces, geleias, pães, iogurtes e outras bebidas. O curso de Gastronomia do Campus Catu também marcou presença, conquistando o público com sequilhos, geleias e bombons — todos desenvolvidos dentro das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto, a partir da descaracterização do vinho.
Para o professor Saulo Capim, a participação do IF Baiano nesta ação nacional evidencia a força da parceria entre instituições públicas em prol do bem comum. “Por meio da criatividade e da aplicação científica, o Campus demonstrou como mercadorias que antes seriam descartadas podem ser transformadas em produtos de valor social e educacional. A presença na ação também foi uma oportunidade para compartilhar experiências e práticas sustentáveis, despertando nos participantes um olhar mais sensível sobre os potenciais da doação, da pesquisa aplicada e do compromisso com a sociedade”, exlica.
O espaço do IF Baiano ainda contou com uma inovação tecnológica, produzida pelo professor Ígor Chaves, do Campus Valença e suas orientadas, que transformaram uma TV Box em uma estação de computador, mostrando as possibilidades de reaproveitamento e inclusão digital.
De acordo com o assessor especial, Rodney Barbosa, os alunos do IF Baiano abrilhantaram o evento e conquistaram o público com a qualidade das iniciativas: “[O que eles demonstraram no evento foi] um exemplo concreto da aplicação prática do conhecimento na formação profissional, uma ação que reforça o compromisso do IF Baiano com a educação pública de qualidade, a responsabilidade social e o uso pedagógico e inovador de bens apreendidos!”.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br