IF Baiano apresenta casos de sucesso em Seminário de Educação de Jovens e Adultos
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h45 | Publicado em 23 de outubro de 2017 às 10h05

Evento aconteceu entre os dias 18 e 19 de outubro

Com o tema “(RE) Existência e Identidade nos IFs da Bahia”, o IF Baiano promoveu o Seminário Interinstitucional de Educação de Jovens e Adultos (SIEJA) junto com o IFBA, entre os dias 18 e 19 de outubro. O evento trouxe discussões a respeito de diretrizes para a reestruturação e fortalecimento do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Em especial, para a consolidação da política de EJA com vista a existência, continuidade e fortalecimento de projetos destinados ao Programa.

CapturarDurante a programação, foram discutidos o acesso e permanência dos estudantes nos Institutos Federais, Política de Assistência Estudantil, o Panorama do Proeja nos Institutos baianos, além de relatos de experiências. Na Política de Assistência Estudantil do IF Baiano, há apoio específico para o estudante Proeja para a “otimização de desempenho acadêmico e bem-estar biopsicossocial”, afirmou a coordenadora de Assistência Estudantil do IF Baiano, Jamile Sacramento.

Outra questão apresentada pelo IF Baiano no SIEJA, foi o “currículo integrado”. Para a professora e diretora acadêmica do Campus Serrinha, Neyla20171019_085123 Silva, é preciso pensar o currículo integrado a partir da perspectiva do trabalhador, “compreender o sujeito a partir do lugar que ele está e como ele compreende o seu lugar no mundo do trabalho”, afirmou.

Como experiência exitosa, o IF Baiano abordou sobre a vivência do Campus Santa Inês com a “pedagogia da alternância”, em que o estudante passa um tempo na escola e outro na comunidade e o sucesso do curso Técnico em Cozinha, no Campus Catu. De acordo com a coordenação, o curso atende as demandas da comunidade local, tendo facilidade de inserção no mercado e é planejado com vistas ao empreendedorismo. Outro diferencial é “observar as experiências dos estudantes com olhar mais atento. Para dar certo, é preciso acolhimento e dedicação, o que faz que o curso funcione melhor”, afirmou Hildemar Conceição, coordenador arte_proejado curso.

Além do IF Baiano e IFBA, o Instituto Federal de Santa Catarina também participou do seminário, que teve palestras, rodas de conversas e mesas redondas. Cerca de 90 pessoas participaram do evento, que contou com a presença de professores, técnicos administrativos e estudantes.

Proeja no IF Baiano:

Até 7 de novembro, estão abertas inscrições gratuitas para o processo de ingresso de estudantes em cursos técnicos do PROEJA. São 155 vagas para os cursos técnicos, da forma de articulação integrada ao ensino médio, em Cozinha (em oferta nos campi Governador Mangabeira e Catu), Informática (Campus Guanambi) e Agroindústria (Campus Serrinha).

Inscreva-se no site: https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/proeja-2018/