IF Baiano altera normativa e torna facultativo uso de máscaras nas unidades
Atualizado em 26 de abril de 2022 às 13h31 | Publicado em 26 de abril de 2022 às 13h01

Apresentação de comprovante vacinal permanece obrigatório para acesso às dependências

A Instrução Normativa 5/2022, que estabelece medidas de orientação, controle, prevenção e mitigação de riscos para o retorno das atividades presenciais nas unidades do IF Baiano, foi alterada na última quinta-feira, 21, pela Instrução Normativa 9/2022. Com a atualização, deixa de ser obrigatória a utilização de máscaras de proteção facial, bem como a aferição de temperatura corporal para acesso às dependências. A medida é válida para o público interno e externo à instituição.

Fica mantida a necessidade de apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 e a apresentação de teste RT-PCR ou teste antígeno com resultado negativo para a doença, realizado nas últimas 72h, para o caso de pessoas não vacinadas.

Apesar do uso facultativo de máscaras em ambientes abertos e fechados das Unidades Administrativas do IF Baiano, a IN reforça que o uso ainda é recomendado como medida de proteção pessoal e comunitária. Além disso, permanece obrigatório o uso de máscara por indivíduos que estejam apresentando sintomas gripais, tais como: tosse, espirro, dor de garganta ou outros sintomas respiratórios.

A decisão do reitor e diretores gerais dos campi do IF Baiano considerou, dentre outros fatores, o Decreto Estadual nº 21.310, de 11 de Abril de 2022, do Governo da Bahia, que dentre outras medidas faculta o uso de máscaras de proteção.