IF Baiano abre turmas de curso de qualificação em Microempreendedor Individual em Camaçari e Alagoinhas
Atualizado em 25 de março de 2022 às 16h25 | Publicado em 25 de março de 2022 às 16h25

O curso expande atuação do IF Baiano e é voltado para melhorar a renda de pessoas beneficiárias do Auxílio Brasil

A aula inaugural do curso de Microempreendedor Individual (MEI) ocorrida no Teatro Alberto Martins, na manhã desta quinta-feira, 24, marcou a chegada do Instituto Federal Baiano à cidade de Camaçari. Através do Programa PRONATEC – Qualifica Mais Progredir, o IF Baiano expande seu público para a Cidade Industrial, visando capacitar pessoas beneficiadas pelo Auxílio Brasil para melhorarem seus negócios ou começarem a empreender e, assim, aumentarem sua renda.

A cerimônia de abertura foi também o momento de consolidar a parceria firmada entre o IF Baiano e prefeitura do município para realização do curso. Compuseram a mesa de abertura, representando a Prefeitura: a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Reni Oliveira; o subsecretário de Desenvolvimento Social, Pr. Neilton Silva; e a coordenadora da Proteção Social Básica, Jéssica Ribeiro.

A solenidade também contou com a presença da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Hildonice Batista, representando o reitor Aécio José Duarte, do pró-reitor de Extensão, Rafael Trocoli; da coordenadora geral do Programa Qualifica Mais Progredir, Uilma Reis; e do coordenador adjunto do curso em Camaçari, Luís Henrique Gomes.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Reni Oliveira, destacou a participação majoritariamente feminina no evento e incentivou as mulheres a se capacitarem e não desistirem do curso, superando as possíveis dificuldades. A coordenadora da Proteção Social Básica, Jéssica Ribeiro, comentou, em sua fala, sobre a parceria entre o IF Baiano e a Prefeitura de Camaçari para fazer o curso acontecer. “Eu quero dizer que foi um esforço de ambas as partes para trazer esse curso para vocês e [desejar] que vocês aproveitem muito. Eu sei que vocês vão construir um futuro melhor com esse curso”, disse ao público a coordenadora Jéssica Ribeiro.

O pró-reitor de Extensão, Rafael Trocoli, explicou que o curso de MEI foi pensado especificamente para atender demandas sociais neste crítico contexto após dois anos de pandemia. “O Instituto Federal Baiano tem a grande honra de participar desse momento formativo para vocês, que ele possa representar o despertar de habilidades e talentos que eu não tenho dúvidas que vocês possuem”, estimulou o pró-reitor.

A coordenadora geral do Programa, Uilma Reis, apresentou a instituição aos alunos, através de uma dinâmica que levou alguns estudantes a representarem as unidades do IF Baiano e se apresentarem aos colegas. Para a coordenadora, o momento foi de fortalecer a marca da instituição numa cidade onde não há campus do IF Baiano e de estimular nos novos alunos o sentimento de pertencimento à instituição. Os alunos deram entusiasmados depoimentos sobre a oportunidade de se qualificar e melhorar suas habilidades e a aula inaugural terminou com o público dizendo em uníssono: Eu sou estudante do IF Baiano!

Turmas do curso em Alagoinhas também iniciaram atividades

Na manhã desta sexta-feira, 25, ocorreu também a abertura do curso de Microempreendedor Individual, no auditório do IF Baiano Campus Alagoinhas.

A aula inaugural em Alagoinhas contou com a participação da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Hildonice de Souza Batista representando o reitor Aécio José Duarte; do pró-reitor de Extensão, Rafael Trocoli; do diretor geral do campus Alagoinhas, professor Francisco de Assis dos Santos Silva; do coordenador Geral de Qualificação Profissional, Luiz Henrique Gomes; da coordenadora geral do Programa Qualifica Mais Progredir, Uilma Reis; do coordenador adjunto do curso em Alagoinhas, Henrique Reis Sereno; e do representante da equipe de professores formadores, Fabrício Faro.

Nesta primeira fase, 60 estudantes farão o curso com duração de dois meses no turno matutino. A previsão é de que os demais classificados sejam convocados para iniciar o curso a partir de abril, conforme novas turmas sejam abertas. Além de ofertar o curso de forma gratuita, o Programa disponibilizará bolsas para os estudantes que cumprirem 80% de frequência ao final de cada mês de aulas.