IF Baiano abre seleção de projetos de extensão para apoio financeiro
Atualizado em 24 de agosto de 2023 às 15h33 | Publicado em 24 de agosto de 2023 às 15h33

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) lançou um edital destinado ao apoio financeiro a projetos de extensão. A extensão tem como foco a promoção de atividades educativas, científicas, tecnológicas, culturais, esportivas e artísticas. O período para submissão de propostas vai de 17 de agosto a 29 de setembro e elas são recebidas através do SUAP.

As propostas podem ser submetidas em duas modalidades diferentes: A e B.

• Modalidade A: Oferece apoio financeiro de até R$ 12.000,00 para despesas de capital e custeio.
  • Modalidade B: Oferece apoio financeiro de até R$ 7.000,00 para despesas de custeio.

Bolsas de Extensão Tecnológica

O edital também prevê a concessão de bolsas de extensão tecnológica para discentes envolvidos nos projetos. As bolsas são divididas em duas categorias:

• Bolsa de Extensão Tecnológica Técnico (PET – TEC): Valor mensal de R$ 300,00; carga horária de 10 horas; destinada a discentes de nível técnico médio.
  • Bolsa de Extensão Tecnológica Superior (PET-SUP-1): Valor mensal de R$ 700,00; carga horária de 20 horas; destinada a discentes de graduação ou pós-graduação.

Esses projetos visam não apenas contribuir para a formação integral e cidadã dos envolvidos, mas também fortalecer a relação entre o instituto e a comunidade, promovendo o desenvolvimento sustentável local e regional.

O edital em questão busca atingir diversos objetivos que estão alinhados com a missão e visão do IF Baiano. Dentre esses objetivos, destacam-se:

Fomentar projetos de extensão tecnológica que contribuam para o desenvolvimento social, científico, tecnológico e de inovação do país; impulsionar projetos tecnológicos que tenham um impacto significativo em arranjos produtivos locais;  estimular o interesse de estudantes, técnicos e docentes do IF Baiano no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovaçã; e  disseminar e estimular a criatividade, bem como a cultura do Empreendedorismo e do Cooperativismo, no âmbito do IF Baiano

Condições de Participação

Os proponentes que desejam submeter propostas devem atender a uma série de critérios de elegibilidade, incluindo:

• Ter um coordenador que seja graduado e servidor ativo (docentes e técnico-administrativos) do IF Baiano.
  • O projeto deve ter caráter extensionista e estar alinhado com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IF Baiano.
  • O projeto deve apresentar soluções para problemas reais, com potencial impacto econômico ou social.
  • Ter como público-alvo prioritário membros da comunidade externa ao IF Baiano, pensando no atendimento das demandas da sociedade.
  • O projeto deve ter a participação obrigatória de pelo menos um discente (bolsista ou voluntário) de cursos técnicos, graduação ou pós-graduação.
  • O projeto deve ser executado em até 12 meses.

É importante observar os requisitos específicos para o(a) proponente e para os(as) discentes bolsistas e voluntários(as), lendo atentamente o edital.