Ingresso de Estudantes 2025

IF Baiano abre processo seletivo para professor substituto na área de Linguagens
Atualizado em 24 de outubro de 2024 às 12h03 | Publicado em 24 de outubro de 2024 às 11h51

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) publicou o Edital nº 232/2024, que torna público o processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto por tempo determinado no Campus Itaberaba. A vaga é para a área de Linguagens: Língua Portuguesa/Espanhol, com carga horária semanal de 40 horas e contrato inicial de 6 meses, prorrogável por até 24 meses.

O processo seletivo será realizado em duas etapas:

• Prova de Desempenho Didático (eliminatória e classificatória): valerá até 100 pontos e consistirá na apresentação de um plano de aula e ministração de uma aula teórica perante banca examinadora. O sorteio do ponto da aula ocorrerá 24 horas antes da prova. A nota mínima para aprovação é 60.
  • Prova de Títulos (classificatória): valerá até 100 pontos e levará em consideração a experiência profissional na área e títulos acadêmicos.

As inscrições estarão abertas das 23h59min do dia 24 de outubro até às 23h59min do dia 7 de novembro de 2024 e devem ser realizadas exclusivamente online, através do envio da documentação necessária para o email selecao.professor@itaberaba.ifbaiano.edu.br. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Os candidatos aprovados na prova de desempenho didático serão convocados para a prova de títulos. A classificação final levará em consideração a média ponderada das notas das duas etapas, com peso 7 para a prova didática e peso 3 para a prova de títulos.

Os requisitos para a contratação incluem:

• Ser brasileiro(a) ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses.
  • Comprovar estar quite com as obrigações eleitorais e militares (para candidatos do sexo masculino).
  • Apresentar a documentação comprobatória das informações fornecidas na inscrição.

A remuneração varia de acordo com a titulação, indo de R$ 3.412,63 para graduação a R$ 6.356,02 para doutorado. Além do vencimento básico, o contratado terá direito a auxílio-transporte, auxílio pré-escolar (para dependentes de até 5 anos, 11 meses e 29 dias) e auxílio-alimentação.

O edital completo e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no site do IF Baiano: http://concurso.ifbaiano.edu.br. Dúvidas podem ser esclarecidas através do email selecao.professor@itaberaba.ifbaiano.edu.br ou presencialmente no Campus Itaberaba.

É importante destacar que a inscrição no processo seletivo implica na aceitação de todas as condições estabelecidas no edital.