Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2025

ACESSE AQUI
IF Baiano abre portas para a internacionalização de estudantes através de intercâmbios e eventos internacionais
Atualizado em 14 de fevereiro de 2025 às 14h40 | Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 14h40
Compartilhe nas redes sociais:

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) vem expandindo as oportunidades de internacionalização para seus estudantes, seja por meio de intercâmbios acadêmicos ou da participação em eventos internacionais. Para a assessora de Relações Internacionais do IF Baiano, Cinira Fernandes, essas experiências proporcionam vivências únicas, ampliam horizontes e fortalecem o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.

Transformação pelo intercâmbio

A estudante Camila Abdon Fideles de Souza, do curso de Engenharia Agronômica no Campus Bom Jesus da Lapa, teve sua perspectiva de mundo ampliada ao realizar um intercâmbio. “Fazer um intercâmbio foi uma experiência que me transformou tanto pessoal quanto profissionalmente. Estar em outro país me fez sair totalmente da minha zona de conforto e enxergar o mundo de uma forma diferente”, relata. Além da imersão cultural, a estudante destaca o aprendizado de uma nova língua como um diferencial. “Dominar outro idioma pode ser a chave para explorar novas oportunidades”, acrescenta.

Para Camila, a experiência foi também um marco para sua família, que nunca havia feito uma viagem internacional. “Foi algo novo para todo mundo, mas eles sempre me incentivaram muito. No fim, acho que acabaram vivendo essa experiência através de mim”, comenta.

Jovens Embaixadores nos EUA

Outro estudante que teve a oportunidade de atravessar fronteiras foi Eliel Pinheiro dos Santos, do curso Técnico em Informática, ao participar do programa “Jovens Embaixadores” da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O programa é voltado para estudantes da rede pública que se destacam por suas iniciativas sociais, habilidades em inglês e liderança.

“O intercâmbio oferece atividades que potencializam habilidades de liderança e comunicação. Esse ano, em específico, a temática foi ligada à sustentabilidade e mudanças climáticas, então tivemos muitas atividades focadas em ecologia e meio ambiente”, explica Eliel. Durante sua jornada, ele teve a oportunidade de visitar órgãos governamentais, monumentos históricos e realizar trabalhos comunitários, além de vivenciar a rotina de famílias anfitriãs americanas.

“A experiência me ajudou a aprofundar minha perspectiva de mundo e desenvolver habilidades emocionais e profissionais. Também passei a fazer parte da rede Alumni, o que pode abrir novas portas no futuro”, enfatiza.

Desafios e aprendizado na Argentina

A estudante Anna Caroline Silva, do curso de Ciências Biológicas no Campus Guanambi, também vivenciou uma experiência internacional ao participar de um intercâmbio na Argentina. Apesar de enfrentar desafios relacionados à especificidade das atividades, que eram voltadas para a Engenharia Agronômica, Anna conseguiu extrair aprendizados valiosos.

“A experiência foi muito rica. Consegui interagir com estudantes da Universidade Nacional de Córdoba e discutir as diferenças entre a Licenciatura no Brasil e na Argentina. Também tive momentos de lazer que ajudaram muito no desenvolvimento do meu espanhol”, conta.

Para ela, sair do país significou muito mais do que aprender um novo idioma. “Venho de uma família humilde, fui a primeira a viajar de avião e a sair do Brasil. Era algo que eu via como impossível, mas agora sinto que posso sonhar mais alto. Penso até em fazer um mestrado fora”, revela.

Presença na maior conferência de drones do mundo

Não apenas nos intercâmbios, mas também em eventos acadêmicos internacionais, o IF Baiano tem marcado presença. Estudantes do Campus Guanambi participaram da International Micro Aerial Vehicles Competition (IMAV 2024), a maior conferência de drones do mundo, realizada em Bristol, na Inglaterra, de 16 a 20 de setembro.

Durante o evento, equipes foram desafiadas a desenvolver sistemas embarcados baseados em visão computacional para identificar e contar zebras em um ambiente de conservação. Os estudantes também tiveram acesso a palestras de grandes nomes da área, como Ulrik Pagh Schultz Lundquist, do projeto WildDrone, e Richard Green, especialista em visão computacional.

Representando o Brasil ao lado de equipes da USP e UNIFEI, a equipe Drones Guanambi se destacou por ser a primeira representante do Norte-Nordeste no evento e por contar com integrantes majoritariamente do ensino médio. O grupo era composto por estudantes dos cursos Técnico em Informática para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas Gustavo da Silva Nascimento Costa, Jeovana Miranda Souza, Rafael Gomes Oliveira, Sávio Pessôa Afonso, Durval Ferreira Sobrinho Júnior e João Vitor Nascimento de Souza, sob a orientação do professor Leandro Gonçalves dos Santos.

Além da competição, a equipe apresentou o artigo “Comparative analysis of cameras for ArUco markers detection in UAV applications”, levando a produção científica do IF Baiano a um evento de grande relevância mundial. Para Leandro, a participação desses estudantes no evento foi uma experiência marcante, pois eles tiveram contato com pesquisadores renomados que desenvolvem tecnologia para drones. “Estiveram em duas universidades, a University of the West of England e a University of Bristol, onde conheceram os laboratórios de Robótica e de Engenharia Aeroespacial. Interagiram com outras equipes trocando experiências valiosíssimas sobre o desenvolvimento de software e hardware de drones. Se comunicaram com pessoas de outras nacionalidades, aprimorando e colocando o inglês em prática”, conta o professor. 

Além da programação acadêmica, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história e cultura local, através de visitas aos principais pontos turísticos da cidade, como: Goldney House, Goldney Garden, Bristol Museum & Art Gallery, Cabot Tower and Brandon Hill, Bristol Harbour, Bristol Cathedral e a Clifton Suspension Bridge. Para a estudante Jeovana Miranda Souza, essa experiência, além de contribuir na sua formação acadêmica, pode inspirar também outras histórias, outras equipes e outros projetos a chegar onde eles chegaram. “Sabemos que assim como nós, há muitos talentos por aí esperando por uma chance de mostrar ao mundo o que são capazes de realizar”, afirma a aluna. 

O professor Leandro Gonçalves dos Santos, que acompanhou a equipe, reforça o compromisso de ampliar essas oportunidades dentro do IF Baiano. Com o apoio recebido, ele e sua equipe se comprometeram a ofertar o Programa de Treinamento Educa Drones para todos os campi da instituição. O programa visa capacitar professores e estudantes por meio de cursos voltados à montagem, configuração e pilotagem de drones. As capacitações podem ser realizadas no Campus Guanambi ou no campus demandante, conforme solicitação formal dos interessados.

Além disso, o programa possibilita o acesso ao kit de drone educacional, desenvolvido no Campus Guanambi como parte de um projeto apoiado pelo Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IF Baiano. Esse mesmo kit, produzido pelos estudantes sob a orientação do professor, foi utilizado pela equipe na competição no Reino Unido, consolidando o protagonismo do IF Baiano no desenvolvimento de tecnologia aplicada à área de drones.

Internacionalização como meta

O IF Baiano segue ampliando suas iniciativas de internacionalização, proporcionando oportunidades para que mais estudantes vivenciem experiências fora do país, aprimorem seus conhecimentos e ampliem suas oportunidades de trabalho e estudo mundo afora. Seja por meio de intercâmbios ou da participação em eventos acadêmicos internacionais, a instituição reafirma seu compromisso com a formação de cidadãos para o mundo, incentivando o multiculturalismo. 

Para a Assessoria de Relações Internacionais do Instituto, na pessoa de Cinira Fernandes, receber o retorno positivo e exitoso dos intercambistas é muito gratificante e saber que o intercâmbio está abrindo novos horizontes para os alunos e mostrando um mundo cheio de possibilidades é a melhor parte desse trabalho. “A gente sabe o quanto isso faz diferença na vida de cada um, e também a importância dentro do Instituto para que outros estudantes, sejam estimulados a buscar essas oportunidades. A ideia é continuar ampliando as oportunidades e garantindo que mais alunos possam viver essa experiência transformadora. Fico muito feliz e vibro com cada conquista deles, que indiretamente é nossa também. São frutos de muito esforço e dedicação, tanto dos alunos quanto de toda a equipe envolvida”, afirma Cinira.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br