IF Baiano abre inscrições para 187 bolsas de pesquisa PIBIC, PIBITI e PIBIC-Jr
Atualizado em 18 de março de 2024 às 11h00 | Publicado em 18 de março de 2024 às 11h00

Oportunidade para alunos e professores desenvolverem projetos de pesquisa científica e tecnológica

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) está com inscrições abertas para três editais de bolsas de pesquisa, reunindo, ao todo, 187 vagas para apoio financeiro a projetos de pesquisa e inovação tecnológica para estudantes de nível médio e superior. As propostas devem ser submetidas via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) do IF Baiano a partir de 15 de março, seguindo até o dia 09 de maio de 2024. Os editais ofertam bolsas de diferentes fontes de fomento: FAPESB, PIBIC-CNPq, PIBIC Af-CNPq e PIBIC-IF Baiano.

Para participar, os estudantes devem atender aos requisitos estabelecidos nos editais, como estar regularmente matriculados em cursos de médio ou de graduação do IF Baiano e ser indicados pelos coordenadores dos projetos. É importante ressaltar que as propostas devem seguir critérios específicos de elegibilidade, incluindo a apresentação de um projeto de pesquisa científica ou tecnológica em conformidade com as diretrizes estabelecidas.

Além disso, as propostas devem estar alinhadas com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e serem apresentadas de forma clara e detalhada, seguindo as orientações disponíveis no Manual de Submissão de Projetos de Pesquisa do IF Baiano.

Os interessados em participar dos processos seletivos devem ficar atentos aos prazos e requisitos estabelecidos em cada edital, disponíveis  no site oficial do IF Baiano.

Confira abaixo detalhes de cada seleção:

PIBIC

O edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2024 disponibiliza 74 bolsas, visando promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa coordenados por servidores, com a participação de alunos regularmente matriculados na instituição.

Cada proposta aprovada será contemplada com uma bolsa de Iniciação Científica (IC) no valor de R$ 700,00, com vigência de 12 meses. Além disso, os projetos selecionados serão contemplados com um auxílio ao pesquisador de até R$ 2.000,00 para itens de custeio, conforme disponibilidade orçamentária do IF Baiano.

PIBIC – Jr

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-EM) 2024 oferta 108 bolsas de R$ 300,00 para os projetos de pesquisa aprovados nesta seleção, destinadas a estudantes regularmente matriculados no ensino médio da instituição. As bolsas têm vigência de 12 meses.

Os projetos também serão contemplados com auxílio ao pesquisador de até R$ 800,00, destinados ao financiamento de itens de custeio do projeto, conforme disponibilidade orçamentária do IF Baiano. Esse auxílio financeiro possibilitará a aquisição de materiais de consumo, pagamento de serviços de terceiros, passagens, hospedagem, entre outros.

Este edital selecionará propostas em função da cota de bolsas disponibilizadas pelo CNPq, pelos campi e reitoria do IF Baiano para o ano de 2024. Os estudantes selecionados terão a oportunidade de participar ativamente de atividades de pesquisa científica e tecnológica, sob a orientação de servidores do IF Baiano.

PIBITI

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBITI) visa selecionar cinco propostas para apoio financeiro a projetos que contribuam para o desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, processos, serviços e tecnologias, preferencialmente de caráter multidisciplinar. O valor da bolsa é de R$ 700,00 para estudantes de graduação.

Para cada proposta aprovada, será disponibilizado um valor de até R$ 2.000,00, destinado ao financiamento de itens de custeio, como material de consumo, serviços de terceiros, passagens, hospedagem e alimentação.

O PIBITI busca projetos que possam converter inventos técnicos em bens e serviços econômicos no ambiente produtivo e social. Cada proposta contemplada receberá uma bolsa de Iniciação Tecnológica (IT), com período de vigência vinculado ao tempo de duração do projeto. Leia o edital.