IF Baiano abre inscrições gratuitas para 7.320 vagas de cursos técnicos
Atualizado em 7 de junho de 2021 às 13h01 | Publicado em 7 de junho de 2021 às 10h26

São 20 opções de cursos, disponíveis nos 14 campi e em 20 polos EAD da instituição, localizados em diferentes cidades baianas

O processo seletivo para ingresso de estudantes nos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) abriu o período de inscrições nesta segunda-feira, 7, e seguem até o dia 9 de julho. São 7.320 vagas ofertadas em cursos das modalidades Integrada ou Subsequente ao ensino médio e Educação à distância. As vagas estão distribuídas em 20 opções de cursos, nos 14 campi e em 20 polos EAD da instituição, localizados em todo o território baiano. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet no site da Fundação CEFET Minas.

Para se inscrever, o candidato deve ler atentamente os editais, acessar o site da Fundação CEFET Minas e preencher corretamente o formulário de inscrição e o formulário socioeconômico, além de anexar, no sistema eletrônico, a documentação comprobatória exigida pelo edital. No ato de inscrição, o candidato poderá optar pelo curso de preferência e por uma segunda opção de curso, indicando o campus, semestre de oferta e turno para cada uma delas. Deve indicar também a reserva de vagas para a qual irá concorrer e anexar os documentos comprobatórios e as autodeclarações necessárias, caso seja oriundo de escola pública ou seja pessoa com deficiência.

Estão listados na documentação exigida, entre outros, o documento de identificação oficial com foto, CPF, histórico escolar do Ensino Fundamental ou declaração da escola com as notas de Língua Portuguesa e Matemática para inscrição em cursos integrados e histórico escolar do Ensino Médio para cursos subsequentes. Assim que for possível o retorno das atividades presenciais, os documentos originais serão solicitados para conferência.

Reserva de vagas

Candidatos também devem sinalizar no momento da inscrição em qual categoria da Reserva de Vagas desejam concorrer. Para os cursos Integrados, o IF Baiano reserva 70% das vagas para candidatos que cursaram o ensino fundamental integralmente na rede pública de ensino. Das demais vagas, 25% destinam-se a candidatos da ampla Concorrência e 5% para pessoas com deficiência. Para os cursos Subsequentes, 50% das vagas se destinam a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública, 45% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Cursos e modalidades

Meio ambiente, Agropecuária e Informática são algumas das 20 opções de cursos, disponíveis nas modalidades: Integrada, para quem deseja cursar o ensino médio junto com o curso técnico, e Subsequente, para quem já concluiu o ensino médio. Estes cursos são oferecidos nos campi do IF Baiano em Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca, Valença e Xique-Xique.

A novidade no processo seletivo 2021 é a inclusão dos cursos Subsequentes da modalidade EAD, com as opções Multimeios Didáticos, Secretaria Escolar e Vendas. Os cursos EAD são oferecidos nos 14 campi e em 21 polos EAD, localizados em Salvador, Santo Estevão, Ibipitanga, Marcionilio Souza, Potiraguá, Maracás, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Mundo Novo, Piritiba, Remanso, Araci, Ibirapuã, Itanhém, Jucuruçu, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Maraú, Nazaré e Ipuiara.

Seleção

O processo de ingresso do IF Baiano para cursos da forma Integrada e Subsequente adota a análise de histórico escolar para classificar os candidatos e selecioná-los conforme a quantidade de vagas. Para isso, leva em conta a média final resultante das notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental – para candidatos aos cursos Integrados -, e do 1º e 2º anos do ensino médio – para os candidatos aos cursos Subsequentes.

Já para os cursos EAD, a seleção será realizada mediante manifestação de interesse na vaga e a classificação dos candidatos será obtida conforme a ordem de realização da inscrição.

Mais informações

Consulte os editais e acompanhe atualizações da seleção para cursos técnicos do IF Baiano nesta página. Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail concursopublico@fundacaocefetminas.org.br