IF Baiano abre 120 vagas para cursos de qualificação em Guanambi
Atualizado em 25 de agosto de 2022 às 16h42 | Publicado em 25 de agosto de 2022 às 16h42

Com o objetivo de promover a  qualificação, formação e aperfeiçoamento profissional, o Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi iniciou seleção com 120 vagas para três cursos de Formação Inicial Continuada (FIC).

Na área de agrárias, o curso ofertado é de Agricultor Orgânico, com carga horária de 20 horas, composto por aulas virtuais e encontros presenciais. São disponibilizadas 60 vagas.

Já na área de tecnologia, são ofertadas 20 vagas para o curso de Operador de Drones, com carga horária de 40 horas, também divididas entre aulas online e encontros presenciais no Campus, localizado do distrito de Ceraíma.

Por fim, na área de humanas, o curso “Vidas Negras: Gênero, Raça, Interseccionalidade e outros conceitos”, com carga horária de 120 horas, oferta 40 vagas, com aulas 100% online.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas de 24 a 31 de agosto, na página de seleções do IF Baiano.

A classificação e seleção dos candidatos será por ordem de inscrição, por meio da hora de envio do formulário, a partir da abertura das inscrições. Em caso de inscrição no mesmo horário, o desempate se dará em favor do candidato com maior idade.

Agricultor Orgânico

• Objetivo: construir o conhecimento agroecológico a partir dos saberes tradicionais de cada comunidade e ações de ensino, pesquisa e extensão para certificação dos produtos orgânicos dos agricultores dos municípios. Desse modo, almeja-se: formar, capacitar e atualizar profissionais aptos à produção, manejo e comercialização de produção orgânica, através do desenvolvimento de práticas agroecológicas, ecologicamente sustentáveis e socialmente propícias à agregação de renda e contribuir para a segurança alimentar.
  • Carga horária: 20 horas
  • Vagas: 60
  • Público-alvo: Agricultores
  • Formato: Híbrido – ambiente Virtual com aulas síncronas e assíncronas. Encontros presenciais no Campus Guanambi
  • Requisitos: Ensino Fundamental incompleto(autodeclaração)

Operador de Drones

• O objetivo: capacitar os alunos a atuarem como pilotos em operações de voo realizados com drone, cumprindo com o disposto na legislação brasileira que regulamenta o acesso ao espaço aéreo.
  • Carga horária: 40 horas
  • Vagas: 20
  • Público-alvo: aberto à comunidade desde que se enquadre nos pré-requisitos.
  • Requisitos: Ensino médio completo; Idade mínima de 18 anos

Vidas Negras: Gênero, Raça, Interseccionalidade e outros conceitos

• Objetivo: apresentar a trajetória de homens e mulheres negras importantes para a história da humanidade, articulando, o particular com o geral pretendemos expor o contexto histórico e social que esses sujeitos se destacaram. Buscamos, assim, divulgar a notoriedade dessas vidas negras na história do Brasil e do Mundo e assim, contribuir para a formação de docentes e público em geral que possam construir esse conhecimento nos diversos espaços que atuam.
  • Carga horária: 120 horas
  • Vagas: 40
  • Público-alvo: aberto à comunidade desde que se enquadre nos pré-requisitos.
  • Formato: EAD – aulas e atividades síncronas e assíncronas/ambiente virtual
  • Requisitos: idade mínima 16 anos