I Seminário de Linguagens do IF Baiano recebe inscrições até 16 de agosto
Atualizado em 28 de agosto de 2020 às 19h53 | Publicado em 10 de agosto de 2020 às 08h48

Evento discute desafios e soluções das TIC’s no ensino e aprendizagem de línguas em um contexto de pandemia

A primeira edição do Seminário de Linguagens do IF Baiano (I SELIF) está com inscrições abertas até 16 de agosto. O evento, realizado pelo Grupo de Pesquisa em Linguagens do IF Baiano (GPELIF) do campus Governador Mangabeira, acontecerá dia 09 de setembro, de forma gratuita e totalmente online. Os interessados em submeter trabalhos para apresentação online e publicação nos anais do evento têm até o último dia de inscrições para enviar sua proposta através do site do evento.

O seminário traz como tema os “Desafios e soluções das TIC’s no ensino e aprendizagem de línguas em um contexto de pandemia”. O tema foi escolhido com o objetivo de contemplar e discutir a nova conjuntura imposta pela situação de distanciamento social à área da Educação, em especial, às estratégias aplicadas ao ensino e aprendizagem de línguas. Para a coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Linguagens, Produção Textual e Estudos Culturais e integrante do GPELIF, a docente Eliane Leite, há uma necessidade de reinvenção enquanto área de linguagens, que carece de discussões mais profícuas entre os pares, e esta é a razão do evento.

O público-alvo do seminário são docentes, discentes e pesquisadores da área de linguagens das mais variadas modalidades e níveis de ensino, que podem submeter trabalhos em quatro linhas: Linguagem, semântica e cognição; Linguagens, ensino de línguas, letramento e TIC´s; Linguagens, literatura e estudos culturais; Linguagens, práticas discursivas e representações sociais.

Eliane explica que a maior dificuldade que se tem percebido no ensino remoto tem sido a necessidade imediata de adequar tanto a metodologia, quanto os conteúdos de ensino, que agora precisam ser mediados pelas novas tecnologias. Para ela, os problemas de conectividade, aliados às novidades e possibilidades, reconfiguraram totalmente o contexto de ensino e aprendizagem. “A nossa maior contribuição será proporcionar um espaço de reflexão sobre práticas que nos foram ‘impostas’ sobre o ensino de línguas/linguagens, além da troca de experiências e estratégias, que poderemos retomar quando voltarmos ao contexto de ensino presencial, repensando as estratégias que até então adotávamos”, afirma a docente.

A programação contará com mesa redonda, apresentação de trabalhos, oficinas e minicursos, começando pela manhã e se estendendo até o turno da noite. Para mais informações sobre a programação e regras de submissão de trabalhos, os interessados devem consultar o site do evento ou entrar em contato com a comissão organizadora através do e-mail gpelifgrupo@gmail.com. O SELIF foi pensado para possibilitar a acessibilidade para surdos e contará, em todos os momentos, com a atuação de intérpretes de libras. O evento conta com a parceria da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Instituto Federal de Sergipe (IFS).