Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
I Feira Nacional de Bioinovação Territórios do Brasil premia 15 projetos de Iniciação Científica
Atualizado em 1 de setembro de 2023 às 11h06 | Publicado em 31 de agosto de 2023 às 14h40
Compartilhe nas redes sociais:

Entre os dias 24 e 26 de agosto, ocorreu a etapa online da I Feira Nacional de Bioinovação Territórios do Brasil – FBioT Brasil, que premiou 15 projetos selecionados para receber bolsa de Iniciação Científica, pelo prazo de 12 meses, pagas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com uma proposta ousada e inovadora, a FBioT Brasil alcançou todos os estados da federação, concentrando em seu banco de dados 143 projetos de Iniciação Científica.  Esses projetos foram selecionados através de atividades como a Maratona Territórios do Brasil, que aconteceu em 2021, e da seletiva da FBioT Brasil. 

“Chegar aos Top15 não foi tarefa fácil, pois as ideias inovadoras que estes meninos e meninas do Brasil desenvolveram são ideias que vão além da Feira e selecionar 15 em um universo tão rico de conhecimento e vontade de transformação necessitou critérios mais específicos que realmente selecionassem os destaques desta ação”, explica o professor Ivan Pereira, idealizador do evento. O docente decidiu apostar no trabalho em rede, conectando os coordenadores de feiras nacionais, estaduais e municipais de todo território brasileiro, para propor uma ação integrada, onde todas as feiras dialogassem e construíssem um canal de interação e difusão do conhecimento. 

“A proposta de conectar as feiras é o que norteia o sentido das ações de popularização científica. Conectar a Bahia ao Pará e a Santa Catarina, trazer uma feira estadual e conceder a ela a visibilidade de uma feira nacional, é destacar o sistema de educação como um todo e toda inovação que circula no país”, disse Caliana Mesquita, presidente do INTBIO, instituto responsável pela organização da FBioT Brasil.

As atividades de popularização, realizadas na etapa online da FBioT Brasil, destacaram cinco estados. Rio Grande do Sul (4), Paraná ( 1), Goiás( 3), Bahia(3) e Pernambuco (4), alcançando a etapa dos Top 15 com projetos de inovação, mas apenas um de cada estado levantará a bandeira da inovação em novembro, na terra do cacau e do chocolate.Para votar nos Top 5 basta acessar o site: VOTAÇÃO TOP 5 FBIOT BRASIL.

Neste site, é possível acompanhar as atualizações desta competição.

Fonte: Ascom do evento

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br