I Congresso de Iniciação à Docência no IF Baiano abre inscrições
Atualizado em 23 de março de 2022 às 15h06 | Publicado em 16 de março de 2022 às 15h06

Evento reúne o VIII Seminário do PIBID e o II Seminário do Programa Residência Pedagógica do IF Baiano na programação

Nos dias 04, 05 e 06 de abril, o IF Baiano realiza o I Congresso de Iniciação à Docência no IF Baiano, que discutirá a formação de professores. O evento é totalmente virtual, voltado para estudantes dos cursos de Licenciatura da instituição e reúne na programação o VIII Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e o II Seminário do Programa Residência Pedagógica (PRP) do IF Baiano. As inscrições são gratuitas, realizadas através da plataforma SUAP a partir desta quarta-feira, 16. O prazo para submissão de trabalhos é de 16 a 23 de março.

A programação, que conta com conferências, mesas redondas, rodas de diálogos e apresentações de trabalho, será aberta pela conferência da professora aposentada do IF Baiano – Santa Inês, Arlene Andrade Malta, sob mediação das docentes Lilian Teixeira e Aline Lima. A conferência abordará o tema do evento: “Pensamento freireano no âmbito dos programas de formação de professores/as no contexto pandêmico”.

O tema foi escolhido em virtude das comemorações do cenário do grande educador popular, filósofo e professor universitário Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira. E pelo fato de as categorias do pensamento de Freire dialogarem permanentemente com a formação de professores e contribuírem para as reflexões em torno dos desafios da educação contemporânea, de acordo com a Coordenadora Institucional do PIBID – IF Baiano, Lilian Pereira da Silva Teixeira.

VIII Seminário do PIBID

O VIII Seminário Institucional PIBID do IF Baiano tem como objetivo promover um espaço fecundo para as discussões em torno da formação inicial de professores(as) e mais especificamente da iniciação à docência no contexto contemporâneo sob a perspectiva da educação humanizadora. Outro importante objetivo do VIII Seminário do PIBID é a socialização dos resultados de todo o trabalho desenvolvido pelo PIBID – IF Baiano edição 2020/2022 através das mesas de diálogo e das sessões de apresentações de trabalhos de comunicação oral.

II Seminário do Programa Residência Pedagógica

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. De acordo com a Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica, a docente Aline Lima, o II Seminário do Programa de Residência Pedagógica tem o propósito de socializar as experiências que vêm sendo construídas por residentes (licenciados do IF Baiano), professores preceptores (professores da Educação Básica nas escolas campo parceiras) e docentes orientadores (professores do IF Baiano).

Confira a programação completa e as orientações para a submissão de trabalhos no site do evento.