Gincana aproxima estudantes em isolamento e discute questão ambiental
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h54 | Publicado em 6 de agosto de 2020 às 14h21

I Gincana Virtual do Campus Uruçuca encerra dia 11, em comemoração ao Dia do Estudante

Desde março deste ano, os alunos do IF Baiano estão com atividades escolares suspensas e enfrentam o distanciamento de seus colegas e professores. Para trabalhar a consciência ambiental dos alunos e suas famílias, entretê-los e mantê-los próximos uns dos outros e do Instituto durante a pandemia, ainda que de forma virtual, o Campus Uruçuca está realizando a I Gincana Virtual – Planeta Sustentável em tempos de pandemia.

A gincana iniciou no dia 13 de julho e encerrará no dia 11 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante. A equipe vencedora será premiada com um passeio no distrito de Serra Grande – Uruçuca-BA, visitando alguns projetos ambientais da localidade. Segundo o presidente da comissão organizadora da gincana, o docente João Victor da Silva Santos, o evento surgiu como uma adaptação do Seminário Sustentabilidade Ambiental que é realizado anualmente pelo Campus e está na sua quinta edição. A perspectiva é trabalhar de forma lúdica os objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao todo, 125 estudantes participam da gincana, divididos em 6 equipes, e a atividade tem promovido um interessante engajamento da comunidade escolar, inclusive de familiares de alunos. “Temos tido uma participação ativa de discentes e docentes do campus, o que tem sido muito importante já que a pandemia tem gerado problemas sociais, econômicos, emocionais, implicando em ainda mais vulnerabilidade aos nossos estudantes. E, como um dos objetivos tem sido gerar conhecimento através de atividades lúdicas que proporcionem momentos de descontração, essa atividade tem amenizado o sentimento de angústia e isolamento gerado pela falta do convívio social”, afirma a professora e coordenadora do curso superior em Gestão de Turismo, Edimiria Góes.

Entre as propostas lançadas às equipes, através do Instagram do Campus e de encontros semanais na plataforma Google Meet, estão paródias, desafios de gestos, músicas, poesias, edição de pequenos vídeos, além de provas relâmpagos que exigem uma interação entre todos os participantes. As equipes têm trabalhado em conjunto e se dedicado a cada nova prova. “Em umas das tarefas, por exemplo, os alunos produziram um vídeo mostrando as ações que eles e os familiares estão fazendo para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti: limpeza de quintais, caixas d’água, dentre outras. Em outra oportunidade foi solicitado a construção de um conjunto de objetos a partir da reutilização de materiais que seriam descartados e eles apresentaram um portifólio riquíssimo. Todas essas ações, deixam um legado prático para a sustentabilidade”, avalia o docente João Victor.

Para o aluno do terceiro semestre do curso de Gestão de Turismo, Gidevaldo Souza da Silva, a experiência têm sido muito boa, pois a instituição encontrou uma forma de fazer com que os alunos não fiquem “parados” neste período de isolamento e o fez refletir sobre a situação do planeta e o cuidado com o meio ambiente. “Eu achei muito boa interação com alunos de outros cursos do campus, minha equipe, por exemplo, é composta por 23 integrantes e a maioria não se conhece”, afirma o estudante.

Gidevaldo acha importante a discussão trazida pela gincana neste tempo de pandemia. “Esse é o momento da gente refletir e repensar as nossas atitudes em relação ao meio ambiente para que a gente viva de forma sustentável e possa usufruir o que natureza nos dá sem prejudicar as gerações futuras, que pagarão o preço [por nossas atitudes], se nós não repensarmos hoje”, explica.

Para João Victor, o saldo da gincana em acolhimento e aprendizagem tem sido muito satisfatório. “O lúdico, a arte de forma geral, tem se apresentado como a melhor forma para fazer a informação chegar para essa nova geração. Fica perceptível pelas letras das músicas, dos poemas e os vídeos produzidos o quanto eles estão pesquisando e colocando em prática conceitos da sustentabilidade. Tínhamos o objetivo de sair da teoria e deixar um legado prático. A avaliação que fazemos é que conseguimos”, afirma o docente.