Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Gestores do IF Baiano participam de curso de capacitação gerencial na administração pública
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 12h06 | Publicado em 6 de abril de 2022 às 18h06

Ação reuniu gestores dos 14 campi do IF Baiano e discutiu o papel da liderança na administração pública.

Compartilhe nas redes sociais:

Gestores das 14 unidades do IF Baiano estiveram reunidos em Salvador, nos dias 5 e 6 de abril, para participação no curso “Capacitação gerencial completa na Administração Pública para o novo perfil do gestor público”, organizado pela Mérito Capacitações e Consultoria. A ação foi promovida pela reitoria do IF Baiano e ocorreu no Centro de Referência, localizado no Colégio Central. 

Participaram do curso 53 servidores que ocupam cargos de diretores gerais, diretores administrativos e diretores acadêmicos nos campi, além do reitor, pró-reitores e diretores sistêmicos da reitoria.

Segundo o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, o objetivo foi de promover um momento de reflexão sobre o processo de fazer gestão, não apenas da gestão específica de processos, mas sobre o exercício da liderança. “É um processo de reflexão para que as pessoas possam pensar mais sobre isso e tornar menos pragmática a atividade da gestão. Claro, focando nos objetivos de funcionamento do instituto e no que é preciso ser feito, mas nessa linha de atuação mais humana, ao invés de ser simplesmente um gestor”, explicou Duarte. 

As aulas foram ministradas pela psicóloga e especialista em gestão pública e desenvolvimento organizacional, Sonia Cerqueira. “Nós estamos focando na importância de uma liderança autêntica, de uma liderança situacional, que seja capaz de criar um ambiente saudável dentro do instituto”, comentou a palestrante, sobre os pontos-chave do conteúdo do curso. 

A formação também abordou os desafios da liderança no contexto do serviço público. “Uma particularidade do serviço público é que você não tem o direito de escolher especificamente sua equipe. São profissionais que fizeram concurso que formam a sua equipe. De repente, você é convidado a ser chefe de um setor e tem que ser capaz de fazer um diagnóstico de perfis, para que haja um melhor entrosamento com a equipe”, exemplificou Cerqueira. 

Participando do evento, a diretora acadêmica no Campus Senhor do Bonfim, Lilian Teixeira, acredita que a capacitação foi extremamente necessária para quem, assim como ela, acaba de assumir uma posição de gestão, além de ser uma oportunidade de integração entre os campi. “Poder conhecer colegas e a realidade um do outro vai contribuindo e fortalecendo”, comentou a servidora. “Para qualquer início de gestão, é necessário esse momento de estudo e reflexão. Depois de uma pandemia, depois de um momento tão difícil economicamente, a gente precisa reelaborar um novo conceito de gestão diante desse novo contexto”, pontuou. 

No dia 6, quarta-feira, houve a participação do pró-reitor de Orçamento e Administração do IF Sertão Pernambucano, Jean Carlos de Alencar, que conversou com os gestores sobre a matriz orçamentária dos institutos federais, mudanças em 2022 e os caminhos para uma melhor gestão, especialmente no planejamento da oferta de cursos. “A gente já vem, há alguns anos, de uma situação de estagnação ou de redução de orçamento. Principalmente nesse cenário, é que se faz necessário esse olhar do gestor, lá na ponta”, refletiu Alencar.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br