Gestores de ensino dialogam sobre principais demandas e desafios da área
Atualizado em 27 de dezembro de 2022 às 12h42 | Publicado em 14 de dezembro de 2022 às 19h08

No 4o EDA do IF Baiano de 2022, participaram professores da Setec/MEC e de instituições mineiras

Nos dias 12 e 13 de dezembro, estiveram presentes, no Parque Tecnológico da Bahia, os diretores acadêmicos e os coordenadores de ensino das quatorze unidades do IF Baiano para participarem do 4o Encontro de Diretores Acadêmicos do Instituto Federal Baiano de 2022. Segundo a pró-reitora de ensino Kátia de Fátima Vilela, o momento foi oportuno para todos repensarem os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), as matrizes curriculares e a interação dos cursos com os territórios.

Para esse desafio, a organização propôs dois dias de evento e contou com a presença de palestrantes de outras instituições. No primeiro dia, o professor Marcelo Bregagnoli do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais falou sobre Gestão e Liderança na Rede Federal. A partir de sua experiência de quatorze anos em cargos de gestão, sendo oito como reitor, ele falou sobre a liderança (papel, perfil e comportamentos) na perspectiva da atividade docente e dentro do processo ensino-aprendizagem. A professora Joelma Kremer, diretora de políticas e regulação da educação profissional e tecnológica (Setec | MEC), destacou como importante as articulações entre as redes federal e estaduais para ampliar a oferta de cursos e, consequentemente, formar jovens mais capacitados para exercerem profissões e levarem mais desenvolvimento econômico ao país.

No segundo dia, pela manhã, os docentes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais trouxeram suas vivências. Arnaldo Prata Neiva Júnior falou sobre os campi agrícolas e os aspectos relacionados à diversificação e à ampliação de cursos e ao atendimento de demandas da sociedade, especialmente no tocante a parcerias com outros órgãos públicos (Prefeituras e Câmaras Municipais) para viabilizar o deslocamento de estudantes às unidades do Instituto, por exemplo. Bruno Silva Olher retratou os processos e os desafios para reformar e adequar as atividades extensionistas nos PPCs seja ajuste no sistema utilizado pelo Instituto ou adaptação de estudantes que vêm de outras instituições ou estão na segunda graduação.

Para encerrar as atividades à tarde, o professor Evandro Moreira da Silva do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais palestrou sobre a Institucionalização da Educação a Distância nos Institutos Federais. Ele relatou suas experiências nos últimos dez anos, entre essas:  como a instituição processou a mudança de receber fomento em seus cursos (recursos fora do orçamento institucional) à oferta dentro de seu próprio orçamento (institucionalização) e as ações realizadas de conscientização e capacitação que foram realizadas junto à comunidade escolar para que essa se envolvesse com a modalidade e ajustasse a carga horária de trabalho.

O evento fez parte do projeto “Proen em Movimento” da pró-reitoria de Ensino do IF Baiano.