Finalista em prêmio, projeto do Campus Itaberaba ajudou a revitalizar negócios na pandemia
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 12h08 | Publicado em 22 de fevereiro de 2022 às 12h14

Projeto envolveu alunos do curso técnico em Agroindústria, que prestaram consultoria a seis pequenos negócios da região de Itaberaba, Bahia

O projeto ‘Planejamento Estratégico Empreendedor para Enfrentamento de Impactos Pandêmicos’, realizado no Campus Itaberaba do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) foi anunciado, na última sexta-feira, como um dos finalistas na etapa estadual da 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

O prêmio reúne propostas implementadas nos ensinos fundamental (anos iniciais e finais), médio, profissional e superior. Os vencedores em 1º lugar de cada categoria, para além de terem suas práticas divulgadas nacionalmente, terão a oportunidade de participar da etapa nacional e concorrer com projetos implementados em outros estados. O anúncio dos vencedores será realizado no dia 10 de março.

Projeto auxiliou pequenos negócios impactados pela pandemia

O projeto, que é uma das iniciativas apoiadas pelo programa nacional IF Mais Empreendedor no IF Baiano, teve como objetivo prestar consultoria a empreendimentos que tiveram mais impactos negativos com a pandemia.

As atividades foram realizadas pela professora e coordenadora, Aleciane Ferreira, e pelos estudantes do 3º ano do curso técnico integrado em Agroindústria do Campus Itaberaba, Neiani Araújo, Lylia Freitas, Adrielle Nascimento, Jacklane Carlos, Kauan Caio Farias, Pedro Henrique Nascimento, Bianca Alice de Britto, Cássio José Araújo, Emanuel Lucas Bastos e Ellen Azevedo.

De junho a novembro de 2021, os estudantes prestaram consultoria a seis negócios das cidades de Itaberaba, Marcionílio Souza e Boa Vista do Tupim: as empresas Produtos Ouro Verde e Container Bar e Grill (Itaberaba); Panificadora União, Mercearia LJ e Cantinho das Artes (Boa Vista do Tupim); Associação Comunitária Rural Pau a Pique e Coopertam (Marcionílio Souza).

Durante o projeto, eles ajudaram a construir um planejamento estratégico para os empreendimentos, de forma personalizada, a partir de diagnósticos organizacionais e de análise SWOT (técnica que ajuda a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em projetos).

A partir do planejamento, os integrantes da equipe contribuíram com os empreendedores, desenvolvendo ações de marketing digital (criação de conteúdos, construção de redes sociais, site), procedimentos operacionais padronizados, criação e registro de marcas, pesquisa de satisfação, campanhas solidárias, cartões de visita, fluxo de caixa, gestão de estoque, treinamentos diversos, entre outras tarefas.

Parte do equipe do projeto, que envolveu estudantes e professora do curso técnico em Agroindústria do IF Baiano – Campus Itaberaba.

Aprendizados em prática e impacto social

“Foi possível contribuir com melhorias eficientes para as empresas, identificando as necessidades, recomendando as melhores soluções e adaptando as ações de acordo com a realidade dessas empresas, utilizando o mínimo de recursos disponíveis durante a pandemia”, relata a coordenadora do projeto, Aleciane Ferreira, sobre os impactos das ações desenvolvidas.

Um outro resultado obtido foi o estímulo à melhoria na atuação dos gestores dos negócios. “A realidade das micro e pequenas empresas é de quem está na gestão se envolver substancialmente na operacionalização, e isso consome tempo e energia, muitas vezes fazendo com que essa pausa para pensar estrategicamente seja escamoteada”, explica Ferreira.

Buscando o alinhamento com a formação dos estudantes, foram atendidas empresas do segmento agroindustrial. O que pôde agregar ainda mais valor à atuação dos alunos e à absorção do conhecimento técnico por parte das empresas.

“O encontro da instituição de ensino com a comunidade internalizou saberes e vivências indispensáveis para o desenvolvimento profissional e social dos alunos. Eles entraram em contato com empresas, conduziram reuniões, propuseram melhorias, elaboraram documentos, entre outras ações”, contou a docente.

Para a estudante e membro da equipe do projeto, Lylia Freitas, participar do projeto foi uma experiência marcante, onde ela colocou em prática o que aprendeu ao longo do curso de Agroindústria, e pôde contribuir com a sobrevivência e o crescimento dos negócios da sua região.

“Fiquei muito feliz em ter sido selecionada e por ter desenvolvido esse trabalho. Sei que esse projeto impactou positivamente as empresas a curto e longo prazo. Durante os 6 meses em que vivenciamos essa prática, vi de perto o esforço e a dedicação dos pequenos, micro e individuais empreendedores e ajudá-los na jornada para alcançar seus objetivos e sonhos, através do Planejamento Estratégico, foi uma das melhores experiências da minha vida”.