FEMMIC e FICC estimulam a iniciação científica na educação básica e profissional do estado
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 11h11 | Publicado em 1 de novembro de 2018 às 15h16

Eventos acontecem no Campus Catu e buscam estimular a educação científica na educação básica e profissional na Bahia.

thumb-nail-femmicComeçou nesta terça-feira, 30 de outubro, e segue até hoje, 1° de novembro, a edição 2018 da Feira dos Municípios e Mostra de Iniciação Cientifica (FEMMIC) e a 3° Feira de Iniciação Científica de Catu (FICC). Sediados no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) – Campus Catu, os eventos reúnem trabalhos acadêmicos de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e ensino profissional de toda a Bahia e têm como objetivo em comum promover a educação cientifica na educação básica e profissional.

“O principio vai ser sempre o mesmo: o uso da pesquisa como princípio educativo para que o estudante possa ser construtor do próprio conhecimento através de uma questão problematizadora e a investigação da solução para esse possível problema”, explica o coordenador geral dos eventos, Marcelo Oliveira.

Apresentações de trabalhos acadêmicos, feira dos municípios, minicursos e outras atividades compõem a programação. Este ano, a FEMMIC e a FICC receberam 280 inscrições de trabalhos. Deste total, 150 foram aprovados e estão sendo apresentados para a comunidade durante os três dias. A organização espera que até o fim das atividades, mais de 4 mil pessoas participem dos eventos.

20181030_113704O estudante do 3° ano do curso técnico em química do Campus Catu, Willian Clemente Souza, abordou em seu trabalho o atual contexto político brasileiro. Segundo ele, apresentar sua pesquisa na FEMMIC tem sido recompensador sob diversos aspectos. “Trabalhar nessa pesquisa foi muito gratificante pois reconhecemos a necessidade dos jovens estarem debatendo política, principalmente no cenário atual em que vivemos. Ver o reconhecimento da população acadêmica para o nosso projeto é muito gratificante pois eles enxergam isso como necessário ser discutido, como a gente vem propondo, não só entre os jovens mas também com a população mais idosa. Eles dão sugestões para projetos futuros, fundamentações e a gente está aqui para aceitar todas as críticas e sugestões”.

Aluno do 9° ano da Escola Municipal Professor Jecelino Nogueira, Lucas da Conceição apresentou seu primeiro trabalho científico na FICC, que traz projetos de escolas públicas e privadas do município de Catu. “Além da gente conseguir ganhar conhecimento, a gente consegue passar conhecimento”, destacou.

A Feira dos Municípios, que traz ao público exposições culturais e um estande com divulgação de projetos científicos, é um evento tradicional para o município e acontece há 30 anos, com a parceria de diversas instituições. A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) é uma dessas instituições que despertou a curiosidade do estudantes apresentando parte do Museu Intinerante de Zoologia da universidade. “É uma proposta do museu de zoologia, quando a gente fala em divulgar e popularizar a ciência, trazer parte do museu para fora”, relatou a museóloga, Hosana de Barros.

mesa-femmicA cerimônia oficial de abertura da FEMMIC 2018 e 3° FICC aconteceu na noite de terça-feira, com a presença e pronunciamentos do pró-reitor de extensão do IF Baiano, Rafael Trocoli, representando o magnífico reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, o servidor Raimundo Vaz, representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, da diretora geral do Campus Catu, Sandra Cerqueira, do prefeito do município de Catu, Geranilson Requião, e da secretária municipal de educação e cultura, Ana Teixeira.

Após a solenidade, o público assistiu à palestra “Educação Tecnológica” ministrada pela palestrante convidada, a Pós-doutora em Informática na Educação e pró-reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Tânia Hetkowski.

Saiba mais sobre a FEMMIC 2018 e a 3° FICC neste site.