Febrace 2020 reconhece projetos científicos e atuação de professor do IF Baiano
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 12h19 | Publicado em 6 de abril de 2020 às 20h48

A pesquisa científica produzida no IF Baiano ocupou, mais uma vez, lugar de destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), uma das maiores feiras de ciências do país. A premiação do evento, que teve cerimônia à distância, com transmissão ao vivo pela internet, no último sábado, 4, reconheceu dois projetos do IF Baiano em primeiro lugar em suas categorias, e ainda, o professor e pesquisador do Campus Catu, Saulo Capim, com o prêmio de Professor Destaque.

Conheça os premiados.

Qualidade de vida para pessoas com diabetes

O projeto “Produção de biomembranas e formulações farmacêuticas a partir do látex da mangaba (Hancornia speciosa) para auxílio na cicatrização de úlceras de perna em portadores do diabetes mellitus”, sediado no Campus Catu do IF Baiano, conquistou o 1° Lugar da categoria Ciências da Saúde. Com o prêmio, recebeu ainda o convite para publicar artigo do projeto no SCIENTIA PRIMA, periódico da ABRIC, e assinaturas gratuitas da Revista Pesquisa FAPESP.

A pesquisa, desenvolvida pelos estudantes João Pedro Lima e Ítila Maykely Santos, e pelos orientadores e docentes do IF Baiano, Saulo Luis Capim e Jane Lima, também levou o certificado concedido pela Society for in Vitro Biology, intitulado “Outstanding Achievement for Ability and Creativity in In Vitro Biology” (Realização Extraordinária por Capacidade e Criatividade em Biologia In Vitro, em tradução livre). “A gente viu que cada esforço e cada momento que a gente dedicou valeu muito a pena. Hoje, a ciência tem uma grande importância pra gente, até porque somos jovens pesquisadores e nesse momento de pandemia a gente vê o quanto a ciência é importante e o quanto a gente pode mudar a vida das pessoas”, destacou a estudante Ítila, uma das jovens cientistas do projeto.

“A diabetes é uma doença crônica caracterizada por diversas complicações e as placas de gordura que se acumulam nas artérias causam um processo de má cicatrização e, consequentemente, úlceras de perna”, explica a estudante. Buscando trazer uma solução para a cicatrização das úlceras, a equipe passou a estudar a produção de biomembranas, gel e creme oriundos do látex da mangaba. Atualmente, as formulações farmacêuticas e a biomembrana estão em fase de análises físico-químicas e avaliação do custo de produção para que as invenções se tornem mais acessíveis à população. “Nós conseguimos o valor de R$0,50 a biomembrana e R$8,00 o gel ou creme”. Saiba mais sobre o projeto nesse vídeo.

Tecnologia à serviço de pessoas com tetraplegia

A ideia de tornar possível que uma pessoa com tetraplegia utilize um computador fez nascer o TAAPETE: um dispositivo de tecnologia assistiva de baixo custo que torna essa ação executável a partir de movimentos da cabeça. O projeto, desenvolvido no Campus Valença do IF Baiano, pelo estudante Álvaro Vasques e pelos orientadores e docentes do IF Baiano, Leandro Teixeira e Gustavo Sabry, conquistou o 1° Lugar da categoria Ciências Exatas e da Terra, além do Prêmio Destaque Unidades da Federação, como o melhor projeto do estado da Bahia, e o Prêmio ABRITEC – EICCIE, recebendo, com este reconhecimento, credenciais para a participação no Encuentro Internacional Colombista de Ciencia, Inovacion y Empreendimiento (EICCIE), que acontecerá em 2021, em Valledupar, Colômbia.

“Acompanhando minha mãe, que é agente comunitária de saúde, em suas visitas domiciliares, conheci um paciente tetraplégico, e pensei ‘como essa pessoa realiza atividades normais, como usar um computador?'”, narra o estudante sobre como surgiu a ideia premiada. Dentre as funcionalidades do TAAPETE, estão as ações de mover o cursor, realizar cliques, ativar o scroll e ativar um teclado virtual de um computador.

Até o momento, a equipe já produziu uma primeira versão de protótipo do dispositivo e está em fase de aprimoramento de uma segunda versão, que irá contar com novas funcionalidades. “Conseguimos desenvolver duas versões do TAAPETE, sendo a primeira versão a que utiliza fios para fazer a comunicação com o computador, e a segunda utiliza a radiofrequência para fazer a comunicação entre o usuário e o computador”, explicou Vasques. Depois disso, a equipe irá buscar a autorização do Conselho de Ética para testar junto ao público-alvo e tentar uma patente.

Professor reconhecido pelo incentivo a jovens cientistas

Desde 2012, a Febrace reconhece os esforços de professores na orientação e acompanhamento de estudantes realizando projetos de ciências ou de engenharia. E, nesta edição da feira, o Prêmio Professor Destaque teve como vencedor o docente Saulo Luis Capim, do Campus Catu do IF Baiano, que concorreu com 10 finalistas de todo o país.

Capim, graduado em Química e doutor em Química Orgânica Medicinal, é docente do IF Baiano desde 2013, e desde então, já orientou mais de 20 projetos de pesquisa na instituição, por meio dos quais, já conquistou, junto a suas equipes, 25 prêmios em feiras nacionais e internacionais, impactando a trajetória científica de 35 estudantes no ensino técnico, 10 estudantes da graduação e 2 na pós graduação.

“Eu costumo dizer que um professor tem o poder de destruir ou construir sonhos, eu decidi ajudar na construção de sonhos e lutar por uma educação de qualidade através da pesquisa científica inclusiva. Depois de entrar neste universo, você não consegue mais parar. A pesquisa te faz abrir vários mundos”, comenta o professor, que deixa também uma provocação para futuros orientadores: “Não adianta fazer mestrados e doutorados se não tiver evolução na pesquisa através do ensinamento e orientação para os jovens brasileiros.”

Assista aqui a abertura da FEBRACE 2020 e o Painel de Apresentação dos Finalistas ao Prêmio Professor Destaque.