Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
FAMIF chega ao fim com festa cheia de emoção e show de talentos
Atualizado em 13 de dezembro de 2022 às 10h07 | Publicado em 12 de dezembro de 2022 às 20h23
Compartilhe nas redes sociais:

A festa de encerramento do FAMIF, realizada no campus Catu, durante o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano, foi marcada pela alegria do reencontro. O público cantou e dançou ao som de Zé Honório, ex-vocalista da banda FurtaCor. “Faltava esse calor humano, como teve aqui hoje. Todo mundo estava com sede desse momento”, desabafou a coordenadora do evento, Pollyana Brasil, ainda emocionada com o resultado do projeto. 

Desde 2019, quando ocorreu a primeira edição, o FAMIF não era realizado presencialmente por conta da pandemia do Covid-19. Foram 86 apresentações artísticas de poesia, dança, teatro, canto e música instrumental, na chamada fase intercampi, que reuniu representantes dos 14 campi e da reitoria. Um dos momentos mais marcantes da festa, foi a apresentação da estudante do Qualifica Mais Progredir, Pronatec-IF Baiano, Jovânia Oliveira, interpretando a música “Faraó – Divindade do Egito”, composta por Luciano Gomes e imortalizada na voz de Margareth Menezes. 

Jovânia arrebatou tanto o público como os jurados ficando em primeiro lugar na categoria discente Interpretação Musical. Ao receber o prêmio, ela contou que o FAMIF a resgatou de uma profunda tristeza. “Eu perdi a minha mãe há dois anos, a coisa mais maravilhosa que Deus me deu foi a minha mãe, e ela sempre me incentivou e hoje ela não está aqui. Eu estive muito triste por muito tempo, mas o FAMIF conseguiu me resgatar e vocês também”, declarou.

Quem também foi premiado, trazendo a cultura popular, a poesia de cordel e de vaqueiro para o FAMIF foram os alunos do curso de Agronomia do Campus Bom Jesus da Lapa, Uanderson de Souza Santos e Danilo de Souza Ferreira. Com versos que contavam sobre a cultura popular de romaria na cidade de Lapa, rimas e métricas bem encaixadas, um aluno recitava, enquanto o outro interpretava a poesia em Libras. Quando perguntado de onde surgiu o talento para o teatro e para a poesia, Uanderson, entre várias referências, destacou a vaquejada. “Meu pai é vaqueiro e eu sou vaqueiro desde os 15 anos, foi aí que tudo começou”, contou.

Do campus Lapa também saiu o vencedor da categoria servidor Interpretação Musical. O diretor do campus, Geângelo Rosa, fez o ginásio de Catu inteiro dançar ao som de “Olhos Coloridos”, composição de Macau que ficou famosa na voz de Sandra de Sá. “Participar do FAMIF já é uma experiência indescritível, mas vencer, você ser chamado para receber uma premiação como destaque entre os colegas, colegas tão qualificados, é uma experiência maravilhosa. Um momento inesquecível pra minha vida”, declarou Geângelo. 

Na categoria servidor Música Autoral, a jornalista Rhamayana Barreto, da Reitoria, conquistou o prêmio, pelo segundo ano consecutivo, com a composição “A felicidade pode ser e séra”. Para Rhamayana, o FAMIF foi um divisor de águas. “Antes do FAMIF eu não tinha nem em vista ter uma carreira, me tornar cantora. A partir do primeiro FAMIF que eu participei, em 2021, eu gravei a música que foi vencedora do festival e disponibilizei nas plataformas. Agora eu tive a oportunidade de conhecer o palco, então pra mim foi uma prova de fogo, um teste para saber se é este o caminho que vou seguir e sou capaz de seguir. Eu saio do FAMIF feliz sabendo que este é o meu caminho”.

Para os jurados, a principal marca deixada pelo FAMIF foi a energia dos participantes e a paixão deles pela arte. “Eu fui arrebatado justamente pelo talento, dedicação, resistência, insistência, pelo amor com que cada candidato se apresentou”, comentou o músico Isaias Pinho. Já Zé Honório fez questão de deixar um recado: “espero que ano que vem eu seja convidado para voltar como jurado e quero fazer um show também”.

O próximo FAMIF, em 2023, ainda não tem data, mas vai acontecer. “A gente precisa resolver com os dirigentes quando vai ser a data do próximo porque tem muitos eventos a serem realizados em 2023 pelo  IF Baiano, mas vai ser no primeiro semestre. Já vão ensaiando, já vão preparando porque cada ano que passa vai ficando mais acirrado pela qualidade das apresentações”, adianta Calila Teixeira, pró-reitoria de Extensão.

Confira a lista dos vencedores por campus e categoria:

1. Servidor – Música Autoral: A felicidade pode ser e será – Rhamayna Barreto – Reitoria

2. Servidor – Interpretação Musical: Olhos Coloridos – Geângelo Rosa – Campus Bom Jesus da Lapa

3. Servidor – Teatro: “A história da borboleta que se apaixonou por um sopro” – Leonardo Paulino – Campus Itaberaba

4. Servidor – Dança: S.E.R. Saúde Experiência e Resiliência – Patrícia Soares – Campus Senhor do Bonfim

5. Servidor – Artes Visuais (Fotografia): Os céus do Sertão – Romeu da Silva Leite – Campus Xique-Xique

6. Discente – Música Autoral: Perdoa – Fábio Antônio – Campus Serrinha

7. Discente – Interpretação Musical: Faraó – Divindade do Egito – Jovânia Oliveira – Reitoria 

8. Discente – Música Instrumental:  – Suíte nº 01 de Bach – Carlos Gabriel – Campus Guanambi

9. Discente – Poesia Autoral: Beleza Natural – Uanderson Santos e Danilo Ferreira – Campus Bom Jesus da Lapa

10. Discente – Teatro: Canção Infantil –  Lavínia Lopes, Pedro Lucas e João Paulo – Campus Xique-Xique

11. Discente – Dança: Até quando amor – Laiza Oliveira e Vinícius Sousa – Campus Santa Inês

12. Discente – Artes Visuais: Pintura Viva – Emanuele dos Santos Azevedo – Campus Itaberaba

O FAMIF foi transmitido pela TV Bem Baiano e quem quiser conferir como foram os dois dias de festa, basta clicar nos links abaixo:

FAMIF – 1º Dia

FAMIF – 2º Dia e Premiação 

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br