Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
FAMIF 2024 abre inscrições dia 08 de julho
Atualizado em 3 de julho de 2024 às 10h39 | Publicado em 1 de julho de 2024 às 19h40

Esta edição celebra o protagonismo feminino na arte, na ciência e onde mais elas quiserem

Compartilhe nas redes sociais:

O Instituto Federal Baiano anuncia a próxima edição do Festival de Arte e Música – FAMIF Baiano 2024, através do Edital nº 114/2024. Nesta 5ª edição, o festival celebra o tema “Mulheres na ciência, nas artes e mais onde elas quiserem”, destacando a contribuição e protagonismo feminino na arte, cultura e ciência no Brasil. As inscrições serão recebidas de 8 de julho até o dia 08 de agosto através de formulário digital.

As seletivas locais acontecem no período de 13 de agosto a 13 de setembro nos 14 campi do IF Baiano e na Reitoria. Já o Festival Intercampi, com as apresentações finalistas, ocorrerá de 15 a 17 de outubro no campus Senhor do Bonfim.

Serão selecionadas apresentações artísticas em sete formatos distintos:

  1. Interpretação musical autoral
  2. Interpretação musical não-autoral
  3. Música instrumental autoral e não autoral
  4. Declamação de poema autoral
  5. Performance cênica (Teatro, Stand-up Comedy, Arte Circense, etc.)
  6. Dança
  7. Artes visuais (pintura, desenho, grafite, colagem, fotografia, escultura, gravura, arte têxtil, vitral e maquiagem artística)

Todas as apresentações devem estar em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069/1990). Apresentações em grupo podem ter no máximo quatro participantes, e cada apresentação terá um limite máximo de quatro minutos. Serão eliminadas apresentações que desrespeitarem os Direitos Humanos, infringirem o ECA, utilizarem linguagem ofensiva, promoverem violência ou tiverem conteúdo preconceituoso e discriminatório.

O objetivo do FAMIF é fortalecer as bases socioculturais e artísticas, contemplando a diversidade dos territórios onde estão localizados os 14 campi e a reitoria do IF Baiano. O festival incentiva a criatividade e o interesse pelas artes entre discentes, servidores e colaboradores.

As categorias de participantes incluem discentes regulares e egressos, servidores, colaboradores terceirizados e estagiários. Discentes e estagiários menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

Os formatos de apresentação são variados: interpretação musical autoral e não-autoral, música instrumental autoral e não-autoral, declamação de poema autoral, performance cênica, dança e artes visuais. Os participantes devem providenciar seus próprios materiais para as apresentações.

Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, o festival valoriza a cultura regional e entende as manifestações artísticas como componentes curriculares e formas de promover o lúdico, a interação social, o compartilhamento de conhecimentos e a motivação pela arte. Além disso, a arte e a cultura são essenciais para a promoção da saúde e qualidade de vida dos participantes.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br