FAMIF 2024 abre inscrições dia 08 de julho
Atualizado em 1 de julho de 2024 às 19h40 | Publicado em 1 de julho de 2024 às 19h40

Esta edição celebra o protagonismo feminino na arte, na ciência e onde mais elas quiserem

O Instituto Federal Baiano anuncia o FAMIF Baiano 2024, regido pelo Edital nº 114/2024. Este ano, o festival celebra o tema “Mulheres na ciência, nas artes e mais onde elas quiserem”, destacando a contribuição e protagonismo feminino na arte, cultura e ciência no Brasil. As inscrições serão recebidas de 8 de julho até o dia 08 de agosto através de formulário digital.

Serão selecionadas apresentações artísticas em sete formatos distintos:

1. Interpretação musical autoral
  2. Interpretação musical não-autoral
  3. Música instrumental autoral e não autoral
  4. Declamação de poema autoral
  5. Performance cênica (Teatro, Stand-up Comedy, Arte Circense, etc.)
  6. Dança
  7. Artes visuais (pintura, desenho, grafite, colagem, fotografia, escultura, gravura, arte têxtil, vitral e maquiagem artística)

Todas as apresentações devem estar em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069/1990). Apresentações em grupo podem ter no máximo quatro participantes, e cada apresentação terá um limite máximo de quatro minutos. Serão eliminadas apresentações que desrespeitarem os Direitos Humanos, infringirem o ECA, utilizarem linguagem ofensiva, promoverem violência ou tiverem conteúdo preconceituoso e discriminatório.

O objetivo do FAMIFé fortalecer as bases socioculturais e artísticas, contemplando a diversidade dos territórios onde estão localizados os 14 campi e a reitoria do IF Baiano. O festival incentiva a criatividade e o interesse pelas artes entre discentes, servidores e colaboradores.

Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, o festival valoriza a cultura regional e entende as manifestações artísticas como componentes curriculares e formas de promover o lúdico, a interação social, o compartilhamento de conhecimentos e a motivação pela arte. Além disso, a arte e a cultura são essenciais para a promoção da saúde e qualidade de vida dos participantes.

O Festival ocorrerá em duas etapas: Festivais Internos, com a seleção de apresentações artísticas nos campi e na reitoria do IF Baiano, e o Festival Intercampi, com as apresentações finalistas.

As categorias de participantes incluem discentes regulares e egressos, servidores, colaboradores terceirizados e estagiários. Discentes e estagiários menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

Os formatos de apresentação são variados: interpretação musical autoral e não-autoral, música instrumental autoral e não-autoral, declamação de poema autoral, performance cênica, dança e artes visuais. Os participantes devem providenciar seus próprios materiais para as apresentações.