Faltam apenas 15 dias para o VI Arvorecer Negro
Atualizado em 24 de outubro de 2023 às 13h27 | Publicado em 24 de outubro de 2023 às 13h27

Inscrições abertas até 07 de novembro

Faltam 15 dias para o VI Arvorecer Negro, evento realizado pelo IF Baiano – Campus Teixeira de Freitas tradicionalmente no mês de novembro para promover discussões sobre temáticas étnico-raciais. O evento acontece entre 08 e 10 de novembro em Teixeira de Freitas e parte de sua programação será transmitida na TV Bem Baiano, canal do IF Baiano no Youtube. É possível se inscrever gratuitamente pelo site do evento até o dia 07 de novembro.

O tema desta edição é “Intelectualidades negras e indígenas e 20 anos da Lei 10.639/03”. São dois temas porque nesta edição três eventos ocorrem juntamente: VI Arvorecer Negro, II Seminário Regional de Lutas dos Povos Indígenas e IV RENEABI, encontro da rede de NEABIs do IF Baiano.

A Mesa de abertura discutirá o tema “Resistência: artes e intelectualidades” com a professora atuante em escolas indígenas das redes municipal e estadual, poeta, pataxó, mãe, Adriana Pesca, e o professor e artista doutor em Educação em Ciências e Saúde, Luan da Silva Gustavo; sob a mediação do professor do IF Baiano, Tiago Calazans.

A programação é composta por mesas-redondas, oficinas, minicursos, apresentações culturais e artísticas, exposição de pôsteres de resumos aceitos e apresentações orais dos trabalhos selecionados. O prazo para submissão de trabalhos encerrou dia 22 de outubro.

De acordo com a Comissão Organizadora, o evento tem como objetivo criar um ambiente que facilite a troca de conhecimento entre os diversos atores que compõem a comunidade do Extremo-Sul baiano, oportunizando o contato e a troca de saberes entre povos tradicionais indígenas, comunidades quilombolas e discentes desde o ensino médio à pós-graduação com pesquisadores de várias instituições.

O evento acontecerá com a colaboração de pesquisadores oriundos de diferentes universidades da região e de outros estados. Além desses, os saberes tradicionais de comunidades indígenas e quilombolas serão difundidos e discutidos por meio da presença de representantes desses grupos. “A apresentação de resumos produzidos pelos alunos é também um importante momento de difusão da ciência que gira em torno dos temas abordados”, afirma Rosane Santos, que compõe a Comissão Organizadora.