Ingresso de Estudantes 2025

Faltam 10 dias para o fim das inscrições nas especializações do Campus Itapetinga nas áreas de Ciências Naturais e Matemática e Humanidades
Atualizado em 10 de outubro de 2024 às 10h41 | Publicado em 10 de outubro de 2024 às 10h41

Faltam apenas 10 dias para encerrar o prazo de inscrições para a seleção dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e Humanidades: Ciência, Educação, Política e Sociedade do IF Baiano – Campus Itapetinga.  São 30 vagas para cada curso e as inscrições são realizadas exclusivamente on-line mediante preenchimento e submissão dos documentos solicitados pelo edital.

De acordo com as coordenadoras dos cursos, Camila Silveira (Pós HCEPS) e Gisele Bonfim (Pós ECNM) os cursos de Pós-Graduação visam  oportunizar às pessoas neles interessadas o aprimoramento no conhecimento das suas respectivas áreas de atuação, com qualificação para atuarem profissionalmente nas mais diversas esferas do conhecimento.

As aulas dos dois cursos serão ministradas em finais de semanas alternados, sendo realizadas nos dias: sexta (noturno) e sábado (matutino e vespertino). Serão realizadas no IF Baiano Campus Itapetinga, mas poderão ocorrer em outros espaços previamente planejados.

Pós-graduação Lato Sensu em Humanidades: Ciência, Educação, Política e Sociedade

O curso é gratuito e visa formar profissionais graduados em áreas das Humanidades ou correlatas, que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre ciência, educação, política e sociedade para atuação qualificada em suas áreas. O público-alvo são graduados em Ciências Humanas, Artes, Filosofia, Educação, Linguagem, Ciências Sociais ou áreas correlatas.

A carga horária total é de 420 horas (390 horas de disciplinas e 30 horas de TCC), distribuídas ao longo de 18 meses no formato modular. As aulas serão presenciais, nas sextas-feiras à noite e sábados durante o dia, no IF Baiano, campus Itapetinga.

Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

A especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática também é gratuita e tem como objetivo capacitar educadores graduados em Ciências, Matemática ou áreas correlatas para atuação na educação básica, com foco no território Médio Sudoeste da Bahia. O público-alvo são graduados em Biologia, Física, Química, Matemática, Pedagogia ou áreas afins.

A carga horária é de 420 horas (380 horas de disciplinas e 40 horas de TCC), ofertadas em 18 meses no formato modular. As aulas seguirão o mesmo cronograma do curso de Humanidades, com encontros presenciais nas sextas e sábados no campus Itapetinga.

Distribuição das Vagas

Cada curso oferece 30 vagas, distribuídas da seguinte forma:

• 22 vagas para ampla concorrência;
  • 6 vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (Lei 12.990/2014);
  • 2 vagas para candidatos com deficiência (Decreto 3.298/1999).

Processo Seletivo

A seleção acontecerá em três etapas: a primeira é a homologação das inscrições, de caráter apenas eliminatório; a segunda é a Análise do Currículo Lattes, de caráter apenas classificatório, na qual o candidato pode atingir até 40 pontos; e a terceira etapa, eliminatória e classificatória, consiste na realização de Entrevista, valendo até 60 pontos. O resultado preliminar está previsto para 22 de novembro, o final para o dia 16 de dezembro e o período de matrículas é de 03 a 14 de fevereiro de 2025.

Saiba mais detalhes sobre o processo seletivo neste link.

Dúvidas sobre o processo de inscrição podem ser enviadas para: prosel.posgraduacao@itapenga.ifaiano.edu.br.