IF Baiano integra evento de comemoração aos 140 anos de Itaberaba
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h40 | Publicado em 24 de março de 2017 às 16h31

No stand do Instituto, o público pode conhecer um pouco sobre o papel da instituição e ainda participar de palestras gratuitas

DSC00625O município de Itaberaba está comemorando seus 140 Anos de Emancipação Político Administrativa e a história do município está sendo contada e festejada durante quatro dias com 7 Semana de Arte e Cultura. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, teve início nesta quinta-feira, 23, e segue até domingo, 26 de março.

Recém-chegado na cidade, o Instituto Federal Baiano integra a programação do evento com um stand, localizado na Praça dos Coqueiros, aberto a visitação do público e com a oferta de palestras de temáticas ligadas a produção no ambiente rural. Pensada em favor da sustentabilidade, a ornamentação do espaço utilizou o reaproveitamento de pallets e plantas da região. No ambiente, também estão sendo expostas fotos de alunas do Instituto, representando o protagonismo da mulher no campo, além de doces e compotas produzidos por alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no Campus Itaberaba.

DSC00576Durante a manhã desta sexta-feira (24), produtores rurais da região visitaram o stand e puderam acompanhar palestra sobre manejo e conservação de forragens, ministrada pela docente e assessora especial da reitoria, Delka Azevedo. “É um tema que vislumbra reflexões acerca da pecuária, perspectivas dos produtores, principalmente em vista das mudanças climáticas, da ausência de chuva, então tudo isso reflete diretamente na produção do rebanho”, comenta a professora.

Manoel Ribeiro é produtor rural e elogiou a oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre seu ofício. “A cada hora que vem, melhor é. Pena que deveria ter todos os dias. Quanto mais cursos como esse, mais a gente cresce. O produtor rural só cresce assim”.

O IF Baiano Campus Itaberaba teve seu funcionamento autorizado em 2016 e está em processo de implantação no território Piemonte do Paraguaçu. Segundo Delka Azevedo, a participação no evento reforça a chegada do campus na cidade. “Estar inserido em todo e qualquer tipo de evento que vislumbre as tecnologias e as ações, sejam elas de educação ou não, para o desenvolvimento local, permite que o Instituto possa também promover as suas ações em função de se estabelecer enquanto instituição de educação para a região”, ressaltou a assessora – que também destacou a importância do apoio da Reitoria e Ascom do IF Baiano, assim como a parceria com a prefeitura municipal e produtores rurais, para a realização das atividades.