Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2026

ACESSE AQUI
Experiência do IF Baiano em alimentação estudantil é selecionada para o Seminário da Rede APE – Nordeste
Atualizado em 16 de outubro de 2025 às 11h55 | Publicado em 16 de outubro de 2025 às 11h52

Evento reunirá ações de destaque para o acesso, permanência e êxito de estudantes

Compartilhe nas redes sociais:

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) é uma das instituições selecionadas para compartilhar uma experiência de sucesso no Seminário da Rede Acesso, Permanência e Êxito (Rede APE) da região Nordeste. A instituição foi escolhida para apresentar suas boas práticas relacionadas à alimentação estudantil, reconhecidas como fator estratégico para permanência e êxito dos estudantes.

O seminário será realizado entre os dias 11 e 12 de novembro, no Campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). A iniciativa integra o 1º Ciclo de Seminários Regionais da Rede APE, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha). 

A apresentação do IF Baiano no evento será conduzida pela diretora de Assuntos Estudantis da Proen, Patrícia Vaz, e pela pró-reitora de Ensino, Kátia Vilela.

A Rede APE reúne especialistas e estudantes de todo o país e tem como principal objetivo enfrentar os desafios relacionados ao acesso, à permanência e ao êxito de estudantes em todas as etapas da educação profissional, mas com foco especial na educação profissional técnica de nível médio nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Alimentação estudantil como fator estratégico

Dados da Política Nacional de Permanência indicam que o IF Baiano está entre as instituições com melhores índices de permanência do Nordeste, especialmente no contexto das Licenciaturas. Como explica a pró-reitora de Ensino, Katia Vilela, “as taxas de permanência e conclusão nesses cursos são superiores à média regional, o que reforça a efetividade das políticas implementadas”. Ela destaca ainda que esse resultado “ganha relevância porque as licenciaturas, em geral, enfrentam grandes desafios de permanência em nível nacional”.

Estudantes do IF Baiano em refeitório no Campus Uruçuca.

Um diferencial do IF Baiano é que a alimentação estudantil tem sido tratada como uma prioridade institucional, praticamente universal e como eixo estratégico da política de assistência estudantil. A temática é acompanhada de perto pela Proen, por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), e é construída por meio de um trabalho coletivo que envolve servidores, estudantes e comunidades escolares dos campi

“Entendemos que alimentação é direito e condição fundamental para que o estudante possa permanecer e ter êxito em sua trajetória acadêmica. Essa perspectiva garante que nossos discentes encontrem, no cotidiano escolar, um ambiente de acolhimento e segurança alimentar que contribui para seu desempenho e permanência”, ressalta Vilela.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br