Eventos sobre popularização da Ciência abrem inscrições nesta sexta-feira
Atualizado em 13 de outubro de 2021 às 11h30 | Publicado em 30 de setembro de 2021 às 16h53

A I Semana de Ciências – SECI, a II Semana da Biblioteca e o IV Seminário da Pós-graduação e dos Cursos Subsequentes – SPGS acontecem de 03 a 05 de novembro de forma virtual

O IF Baiano – Campus Itapetinga realizará, entre 03 e 05 de novembro, três eventos simultâneos com o objetivo comum de ampliar e promover o conhecimento científico em prol da popularização da Ciência. Os eventos são a I Semana de Ciências – SECI, a II Semana da Biblioteca e o IV Seminário da Pós-graduação e dos Cursos Subsequentes – SPGS. Eles estarão com inscrições gratuitas abertas entre 01 e 15 de outubro, para quem vai apresentar trabalhos, e no período de 04 de outubro a 03 de novembro para ouvintes, através deste link.

O tema central “Com ciência salvamos vidas: a importância de políticas públicas para a democratização do conhecimento científico” norteará todas as atividades dos eventos. A programação, que envolve palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e mesas-redondas, pretende convidar a comunidade do Médio Sudoeste Baiano para uma aproximação do saber científico e de como ele se faz presente no cotidiano das pessoas.

A Semana de Ciências terá carga horária de 20h e é voltada para estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IF Baiano, estudantes do Ensino Fundamental, Médio e/ou profissionalizante de instituições de ensino do Médio Sudoeste Baiano e membros da comunidade que se interessem pela temática. Já a Semana da Biblioteca é destina ao público em geral e terá 4h de carga horária. O Seminário da Pós-graduação e dos Cursos Subsequentes terá 20h e é destinado aos/às estudantes de cursos técnicos subsequentes, de graduação, pós-graduação, pesquisadores(as), professores(as) e demais profissionais.

Segundo a professora Camila Duarte, coordenadora do IV SPGS, este ano, mesmo de forma não presencial, decidiu-se por ampliar as discussões, reunindo em uma única semana eventos importantes do campus que pretendem abordar a mesma temática de forma interdisciplinar e enriquecer ainda mais o debate. “Apesar de priorizarmos os encontros presenciais, necessitamos manter o distanciamento social e por esta razão manteremos todas as atividades em formato virtual, condição que não nos impedirá de manter o nosso compromisso com a educação pública e com divulgação do conhecimento científico.”

A docente Camila Brandão, coordenadora da I SECI, reforça que a divulgação e a disseminação do conhecimento científico são importantes para que a população tenha a percepção do quanto a ciência está presente nos temas que envolvem o cotidiano e para a compreensão e transformação da realidade ao seu entorno. “Além disso, o compartilhamento de informações relacionadas à ciência são valiosas no contexto atual em que a desinformação e as notícias falsas estão cada vez mais presentes. Assim, os eventos como os que ocorrerão no IF Baiano Campus Itapetinga têm extrema relevância, pois oportuniza a aproximação entre a academia e a sociedade”.

Para a equipe de bibliotecários do Campus Itapetinga, Jairo Santos e Marília Lessa Santos, diante do caos informacional neste contexto de pandemia, “a II Semana da Biblioteca entende a necessidade de se discutir a ‘(Des)informação em redes sociais em época de pandemia’, salientando o papel das nossas bibliotecas, bem como, dos nossos profissionais na disseminação e/ou conscientização para o uso de fontes de informações confiáveis, pautadas no conhecimento científico”.