Evento nacional entrega cinco prêmios a jovens cientistas do IF Baiano
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h56 | Publicado em 30 de junho de 2020 às 19h38

A 1° Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), premiou, no último domingo, 28, projetos de pesquisa de estudantes do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). O evento, que foi realizado de forma virtual, por conta da pandemia de Covid-19, teve 284 projetos finalistas, desenvolvidos por jovens pesquisadores de todo o país. Ao todo, foram 3 projetos do IF Baiano concorrendo como finalistas no evento.

Desenvolvido pelos estudantes do Campus Catu, João Pedro Lima e Ítila Maykely Santos, e orientado pelos professores, Saulo Luis Capim, Maurício Pereira e Jane Lima, o projeto “Produção de biomembranas e formulações farmacêuticas a partir do látex da mangaba (Hancornia speciosa) para auxílio na cicatrização de úlceras de perna em portadores do Diabetes mellitus” foi contemplado em 3 categorias do evento: levou o 1º lugar em Ciências Biológicas e da Saúde, o Prêmio Destaque em Rigor Científico e o Prêmio de Excelência em Pesquisa, com o qual os estudantes receberão uma premiação de incentivo em dinheiro no valor de R$1.000,00. Conheça os detalhes do projeto aqui

Com 2 prêmios importantes, também foi destaque o projeto “Avaliação in vitro do Extrato de Neem (Azadirachta indica) e Arruda (Ruta graveolens) sobre teleóginas de carrapato bovino”, que conquistou o 1º lugar da categoria Ciências Agrárias e ainda o Prêmio de Honra em Educação e Ciências da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, pelo qual os premiados receberão laptops. O estudo é desenvolvido pela estudante Ana Luiza de Souza e orientado pelos professores Saulo Luis Capim e Morgana Borges. Saiba mais sobre a pesquisa aqui.

Também esteve representado na Feira, o Campus do IF Baiano de Governador Mangabeira, com o trabalho “Estudo semântico-cognitivo do trabalho nas redes sociais”, que foi um dos projetos finalistas. O estudo é de autoria da estudante Laura Fagundes, sob orientação da professora Eliane Santos Leite. Saiba mais sobre o trabalho aqui.

Confira aqui a lista completa de premiados no evento.