Evento híbrido reúne Arvorecer Negro, Seminário Regional de Lutas dos Povos Indígenas e RENEABI
Atualizado em 20 de setembro de 2023 às 18h23 | Publicado em 20 de setembro de 2023 às 18h10

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos, participação em oficinas, minicursos e mesas redondas

A sexta edição do Arvorecer Negro – maior evento de discussão sobre as relações étnico-raciais do IF Baiano – este ano se junta a outros dois eventos, o II Seminário Regional de Lutas dos Povos Indígenas e o IV Encontro da Rede de NEABIs do IF Baiano (RENEABI).

Promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Teixeira de Freitas, o evento acontecerá de 8 a 10 de novembro, no próprio campus, e conta com a parceria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Instituto Federal da Bahia (IFBA).

As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Aos interessados em submeter trabalhos científicos, são oferecidas três modalidades: Comunicação oral, Pôster e Relato de experiência. O prazo para submissão é 30 de setembro. Consulte o edital. As informações detalhadas estão no site do evento. Lá, também é possível realizar as inscrições nos minicursos, oficinas e mesas-redondas. Acesse aqui.

“Para o Seminário, contamos com a participação de indígenas do povo Pataxó, presentes no território do extremo sul da Bahia, bem como representantes de outros povos e etnias em palestras, minicursos e oficinas”, adiantou a coordenadora do NEABI do Campus Teixeira de Freitas, Priscila Ferreira.

“Já o RENEABI visa ao encontro de representantes dos NEABIs de todos os campi do IF Baiano, a fim de que possamos avaliar as atividades executadas e propor novas ações para a promoção de uma educação antirracista e igualitária”, explicou Priscila. As atividades casam com o VI Arvorecer Negro, que este ano tem como tema as “Intelectualidades Negras e Indígenas”.

A coordenadora explica que o objetivo maior é reunir servidores, estudantes e terceirizados do IF Baiano, assim como a comunidade acadêmica e externa, promovendo um grande encontro para conhecimento e reconhecimento das intelectualidades negras e indígenas.

Sobre o evento

A troca de saberes dos povos tradicionais, comunidades quilombolas, estudantes do ensino médio à pós-graduação e pesquisadores de várias instituições é a marca do Arvorecer Negro. Ele tem natureza plural e oportuniza que estudantes dialoguem com pesquisadores de renomadas brasileiras, grupos quilombolas e indígenas, principalmente do sul e extremo sul da Bahia.

O Arvorecer Negro mostra que saberes acadêmicos e tradicionais andam de mãos dadas. Para além de um evento acadêmico, é espaço de interação, debate, construção e formação entre os diferentes sujeitos e a produção de conhecimentos e saberes.

Faça já a sua inscrição.